O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2015

Unigranrio promove Semana de Direito na Lapa e em Duque de Caxias

A Unigranrio promove mais uma semana jurídica, de 11 a 15 de maio, em dois de seus campi, em Duque de Caxias e no Rio de Janeiro (Lapa). Os principais temas da atualidade, que estão em discussão no Congresso ou nos debates populares, servirão de base durante as palestras do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, dia 11, sempre a partir das 19 horas, na Rua da Lapa, 86, Centro do Rio, sob o tema “Os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor”; dia 12 é a vez do promotor público Marcellus Polastri, que apresentará “A reforma sobre prisão e liberdade. Entrada franca.
Dia 13, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo desenvolve o tema “Princípio da função social do contrato”; dia 14, o defensor Felippe Borring Rocha discorrerá sobre “os impactos do Novo Código de Processo Civil nos Juizados Especiais”; dia 15, o advogado José Carlos fecha o ciclo de palestras com o tema “Alienação judicial de bens: praça ou leilão?”.
Nesta semana de Direito, na Lapa, os professores da Unigranrio engrenam outras palestras importantes. Dia 11, o professor Ívano Hermann Reis discorrerá sobre “princípios constitucionais aplicados à administração pública”; dia 12, Simone Flores abordará “A diversidade familiar e seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro”; dia 14, Millena Fontoura apresenta “Justiça de transição no Brasil pós-ditadura (1964/1985); dia 15, Leonardo Pessoa fecha a semana com “Novidades sobre aplicação tributária dos contribuintes”.
Em Duque de Caxias, dia 12, às 8h30m, Vólia Bomfim Cassar, desembargadora do TRT 1ª Região e coordenadora do curso de Direito da Unigranrio, dará palestra sobre o tema da atualidade : “Terceirização”.
Os organizadores da Semana Jurídica prepararam uma vasta programação sobre diversos temas importantes, de 11 a 15 de maio, em vários horários, como a palestra do dia 12, às 8h30m, sobre “Terceirização”, que será apresentada por Vólia Bomfim Cassar, desembargadora do TRT 1ª Região e coordenadora do curso de Direito da Unigranrio. Este é um dos principais assuntos, hoje. Afinal, Terceirização será benéfica aos trabalhadores? A nova legislação abre as portas para que as empresas terceirizem todas as suas atividades? Casos de trabalho escravo podem aumentar? Risco de acidente pode aumentar? Negociação com patrão como ficará? E a arrecadação do Estado, como ficará?
Na linha de palestras de Duque de Caxias, estudantes e convidados terão assuntos relevantes, também, como “O papel da OAB e o ensino jurídico”, “Temas insurgentes do Direito Internacional”, “Técnicas de elaboração de Reclamação Trabalhista”; “Aspectos legais da Medicina Legal”, “Direito administrativo consensual: temas atuais”, “Os impactos do Novo Código de Processo Civil”, “O conflito entre valores, justiça e segurança jurídica”, entre outros.