O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2020

Minhas palavras e meus mundos / Huayrãn Ribeiro

Os meus pequenos mundos individuais são criados pelas minhas palavras. As minhas palavras são as manifestações dos meus pensamentos, a fim de criar uma atmosfera de paz e beleza, de saúde e felicidade, através de ações amáveis e delicadas, corteses e animadoras.
Eu só não posso é viver isolado. Tenho que me lembrar que cada companheiro de jornada é um amigo que me ajuda e a quem eu preciso também ajudar. A cooperação existe entre todas as coisas criadas. Por isso eu também preciso cooperar com tudo e com todos.
Não posso me deixar levar pela cólera e nem ser impaciente. Não posso permitir que a inveja, a malícia, a idéia de vingança e o ressentimento encontrem lugar na minha mente. Essas emoções criam distúrbios no consciente e agem negativamente sobre meu corpo prejudicando a minha saúde.
Eu preciso aprender a cultivar a paciência, a tolerância, o perdão e o amor para com todas as criaturas.
Não posso confundir cultura com sabedoria. A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em meu cérebro. A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de mim, e se exterioriza; surge no coração e só posso adquiri-la por meio da meditação. Meditar em minhas responsabilidades perante as pessoas que me cercam, na família, no trabalho, na sociedade e perante Deus.