O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Parque da Taquara, em Caxias, atrai com suas belezas


Rio - Cachoeiras, nascentes e quedas-d’água geladas, trilhas e muita aventura. Tudo isso somado à sombra, brisa fresca e o colorido da natureza. Seria o paraíso? Ainda não, mas o Parque Natural da Taquara, no terceiro distrito de Duque de Caxias, é opção quase celestial para quem deseja fugir do fogo ardente desse verão. 
A diversão é gratuita e já conquistou o autônomo Fernando de Oliveira, de 39 anos. “Não conhecia e segui a indicação de um amigo que falou maravilhas. Aproveitei a folga para trazer a família toda para curtir. Voltarei com certeza”, confessou o morador do bairro Lote 15.
A área do parque chega a quase 20 mil hectares de Mata Atlântica preservada. “Uma das nossas preocupações é em relação ao lixo. Temos muitos recipientes espalhados por todo o parque”, destaca o guarda ambiental Valdeque Cândido, 65, que trabalha na reserva desde 2009. Ele fica satisfeito com o movimento de visitantes: “O importante é a população aproveitar este paraíso ecológico.” 
Nos finais de semana, o parque chega a receber, em média, cerca de três mil visitantes. As caminhadas ecológicas atraem escoteiros, estudantes e grupos de igrejas, que podem agendar o passeio. Para não deixar ninguém perdido, 12 guardas ambientais realizam visitas guiadas às trilhas, piscinas naturais e cachoeiras. Lar de seringueiras e bambus gigantes, que ultrapassam os 20 metros de altura, o parque também abriga um centro de pesquisa para universidades. 
Depois de 25 minutos de trilha, a beleza da cachoeira Véu da Noiva é um colírio para os olhos de quem procura aliviar o calor. Junto com amigos, o estudante Gabriel Brandão, 16, deixou o computador e a televisão de lado para curtir as férias no parque. “Moramos em Santa Cruz da Serra mas, com este calor, batemos ponto aqui toda semana”, revela.
Com forte volume de água, a Véu da Noiva disputa a atenção com a Cachoeira Das Dores, alimentada pelo Rio Taquara. “Ir à praia é muito desgastante pelo sol forte. Aqui, a vegetação faz bloqueio e o clima fica ameno, bom para aproveitar as cachoeiras e fazer piquenique”, avalia o auxiliar de operações Luiz Gustavo Silva, 21, do bairro Parque Equitativa. 
Mico-leão dourado é uma das espécies em extinção
Localizado bem no meio da Serra dos Órgãos, mais precisamente entre a APA Petrópolis e a Reserva do Tinguá, o Parque Natural da Taquara é o lar do mico-leão-dourado. Considerado extinto na região, foi encontrado novamente por especialistas há oito anos. Embora a Baixada Fluminense faça parte da distribuição geográfica original do animal, atualmente, a espécie é encontrada em número significativo apenas na reserva do Poço das Antas, em Silva Jardim, a cerca de 130 quilômetros de Duque de Caxias.
Além do simpático mico, quem visita o parque ainda pode ver aves como o tié sangue, o sabiá, o sanhaço, o gavião e o tucano, além de diversos mamíferos como o quati, a preguiça, o tatu e muitos macacos. Um bromeliário com várias espécies de plantas completa a oferta variada da flora que encanta os visitantes. 
Antiga fazenda hoje sedia projeto para crianças 
Foi em 1992, com a aprovação da lei 1.157, de 11 de dezembro, que a região tornou-se, oficialmente, parque municipal, implantado em uma antiga fazenda da região que deixou de herança o nome Taquara. 
Na época, a fazenda produzia gêneros agrícolas, como farinha de mandioca, batata e arroz, para abastecer os moradores dos vilarejos que compunham a área que hoje forma a Baixada Fluminense. Situada na Estrada Taquara, era ponto de escoamento, pois ligava duas vilas portuárias: Pilar e Estrela. 
Atualmente, o local desenvolve um projeto de educação ambiental infantil: o Guarda Florestal Mirim, com cerca de 120 crianças que fazem o curso aos sábados. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. O parque fica na Estrada Cachoeira das Dores, s/nº. Informações e agendamento de visitas (escolas, igrejas, associações e universitários) pelo (21) 2787-3696.