O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Caxias entra em ritmo de Carnaval com escolha do rei Momo

Festa, pela primeira vez, terá a participação da iniciativa privada
O morador de Duque de Caxias pode preparar a fantasia, porque a cidade terá carnaval. O palco escolhido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), é a Avenida Governador Leonel Brizola, entre as ruas rua Nunes Alves e Dr. Manoel Teles, no centro. A Praça do Pacificador não ficará de fora, o espaço se transforma no “terreirão do samba”, com shows no palco externo do Teatro Raul Cortez.   A festa que tem o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo, será patrocinada pela iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres do município.
O primeiro evento que marca a chegada do Carnaval, acontece nesta sexta-feira (29/1), a partir das 20 horas, no Teatro Raul Cortez, com a eleição do rei Momo, da rainha, princesa, princesa trans (outra novidade), e do Cidadão Samba.
A folia toma conta de Caxias na noite do dia 5 de fevereiro- sexta-feira-  com a apresentação da Corte Momesca e o baile da Cidade, com a Banda da Lira de Ouro, no terreirão do samba. No dia seguinte, começa o desfile de blocos na Avenida Governador Leonel Brizola que receberá grupos afros, blocos de enredos e a Acadêmicos do Grande Rio fechando o carnaval caxiense.
O secretário de Cultura e Turismo de Caxias, André Oliveira, explica que a mudança da festa de Santa Cruz da Serra para o Centro foi uma decisão da ACDUC. “ Respeitamos a decisão deles de trazer a festa para o centro. É importante destacar que o carnaval de Caxias será todo patrocinado pela iniciativa privada, sem qualquer custo para a Prefeitura. A administração municipal estará presente oferecendo infraestrutura, além de equipes das secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Serviços Públicos, Saúde, agentes de trânsito e guarda municipal’, explica.
Para que as festividades transcorram com total segurança para os foliões, a prefeitura será responsável pela infraestrutura e vai mobilizar as secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Saúde, Serviços Públicos e Trabalho, Emprego, Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico que serão responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico e limpeza da área do evento. A segurança do público estará a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.
O desfile de blocos de enredo será na segunda-feira de Carnaval, a partir das 20h. Vão se apresentar os blocos Flor da primavera, do China, Império do Gramacho, Esperança de Nova Campinas e Unidos da Laureano. (Não é a ordem oficial)
Confira a programação
29/1 (sexta-feira)
20h- Eleição da corte mosmeca
Local: Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador- Centro).
5/2 (Sexta-feira)
 20h- Abertura oficial com a apresentação da Corte Momesca e Baile da Cidade de Duque de Caxias, com a Banda da Lira de Ouro. Terreirão do Samba de Duque de Caxias.
Local: Praça do Pacificador (Centro).
6/2(Sábado)
 20h- Desfile dos blocos Plante Uma Muda e Raiz de Verdade- Passarela do Samba
Local: Avenida Governador Leonel Brizola (Centro)
 22h-Priscila Almeida e Banda Galáticos
Local: Palco externo do Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador- terreirão do samba)
7/2 (Domingo)
16h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias- Matinê - Baile Infantil com a Banda Charanga do Caneco.
 20h - Desfile dos blocos Imalê Ifé e Boi Guerreiro de Campos Elísios.
Local: Avenida Governador Leonel Brizola
22h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Marcelo Sá e Banda Panorama
8/2 (Segunda-feira)
20h-Desfile dos blocos
1- GRBC Império do Gramacho
2- GRBC Unidos do Laureano
3- GRBC Esperança de Nova Campinas
4- GRBC do China
5- GRBC Flor da Primavera
9/2 (Terça-feira)
 21h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Banda Nosso Perfil
22h- Passarela do Samba - Ojuobá Axé
23h- GRES Acadêmicos do Grande Rio
Caxias entra em ritmo de Carnaval com escolha do rei Momo