O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2016

Caxias ganha centro de triagem de materiais recicláveis

Sustentabilidade e geração de renda. Assim irá funcionar o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, inaugurado nesta sexta-feira (15/1), pela Prefeitura de Duque de Caxias, no Jardim Gramacho. O centro é pioneiro no Estado do Rio na utilização de energia solar e reuso de água. A unidade atenderá catadores de sete cooperativas que participam de um projeto piloto na Vila são Luís, no primeiro distrito, de coleta seletiva.
Na solenidade de inauguração do Centro de Triagem, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, ressaltou a importância do projeto por envolver não só a questão da sustentabilidade mas também por gerar renda para os catadores. “É um desafio falar em sustentabilidade sem que envolver resultados econômicos. E a implantação deste centro de triagem faz parte de um projeto que tem início, mas que não pode parar. Ao contrário, o objetivo é outros centros como este sejam implantados no bairro, para atender mais e mais catadores desta área”, afirmou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais de Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, disse que a entrada em funcionamento do Centro de Triagem era um momento importante, e resultado de um projeto para resgatar a cidadania destas pessoas que trabalham com reciclagem.  “ Este é um momento de grande significado para todos, tanto a prefeitura quanto para os catadores.  A Prefeitura acreditou e investiu neste projeto, que foi construído através de recursos provenientes de medidas compensatórias. Com o centro, estamos fazendo o trabalho de inserção social”, disse o secretário.
Vivendo da reciclagem há 15 anos, Jocimar Figueiredo, considerou a criação do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, uma vitória dos catadores. “ A Prefeitura foi positiva ao construir este centro de triagem. Agora, podemos trabalhar com segurança e saber que vamos ter uma renda certa. Torço para que a coleta seletiva não fique somente na Vila São Luís”, diz a catadora. 
Estiveram presentes secretários municipais, vereadores e representantes de cooperativas de catadores.
Estrutura do Centro de Triagem
Ocupando uma área de 1.200 metros quadrados o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, na Avenida Monte Castelo, no Jardim Gramacho, conta com sete cooperativas de catadores: Coopgram, Cooptotal, Cooper Amigos do Meio Ambiente, Cooper Prosperar, Ambiental Cooper, Cooper Vida e Cooper Ideal. A unidade foi construída através de medidas compensatórias, sem que a Prefeitura tenha investido recursos no centro.
O centro, resultado de uma parceria com a organização não governamental (ONG), Onda Verde, é o primeiro no Estado a utilizar energia solar e o reuso de água. O material reciclável é recolhido pelos catadores na Vila São Luís, onde a Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento desenvolve um projeto-piloto de coleta seletiva. A previsão é coletar diariamente 12 toneladas de material reciclável. Outra novidade oferecida pelo centro de triagem é um aplicativo com informações ao usuário sobre o serviço de coleta seletiva (coletacaxias).