O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Carnaval atrai milhares de pessoas em Duque de Caxias

Folia voltou ao centro após 15 anos
A volta do carnaval para o Centro de Duque de Caxias foi um verdadeiro sucesso. Durante os cinco dias de folia, segundo a Defesa Civil municipal, cerca de 10 mil pessoas passaram pela Passarela do Samba, montada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola; e pelo Terreirão do Samba, na Praça do Pacificador. A programação variada foi um dos destaques, atraindo famílias e foliões de diversos lugares do Rio de Janeiro.
84fa1fac 56f9 49d1 a208 0023b18db399
O prefeito Alexandre Cardoso abriu a festa na sexta-feira (5/2), junto com a Corte Momesca - formada pelo rei Momo André Drumond, pela rainha Thayna Gonçalves dos Santos, a princesa Luciene Santinha, a princesa trans Marcelly Morena e o cidadão do samba, Sérgio Lourenço –, lembrando a importância de reviver as festas populares na cidade.
6f874248 98c6 45f3 8fc9 083406be8983
“É importante que possamos valorizar as festas populares da forma como elas merecem. O que vemos aqui é o sonho da festa voltar ao Centro depois de tantos anos”, afirmou o prefeito.
Montado na Praça do Pacificador, o Terreirão do Samba embalou o público com os bailes de carnavais e shows no palco externo do teatro Raul Cortez. Passaram por lá Priscila Almeida e a Banda Galáticos; Marcelo Sá e Banda Panorama; e a Banda Nosso Perfil.
542bc940 2f24 4fee b44c e8c9bd1c3ece
Os blocos “Plante Uma Muda” e “Afro Raiz da Verdade” ditaram o ritmo na segunda noite na Passarela do Samba, na Avenida Leonel de Moura Brizola. Diversas famílias, crianças e foliões prestigiaram os desfiles nas arquibancadas montadas ao longo da via.
3eded67b b40f 4eb7 87a7 fe8cc7864fec
No domingo (7), foi a vez das crianças se divertirem no Baile Infantil com a Banda Charanga do Caneco. Na Passarela do Samba, o público assistiu aos desfiles dos blocos “Imalê Ifé” e “Boi Guerreiro” de Campos Elísios.
f37497fb 2f02 4929 858a 64f169745a19
A noite de segunda-feira (8) foi de muita disputa entre os cinco blocos de enredo que disputam o título de campeão do carnaval de Duque de Caxias. O público lotou a Passarela do Samba, montada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, para assistir aos desfiles.
32ace8a0 2e44 4fc1 9d95 295ea0cc7fd4
O primeiro bloco a desfilar foi o Império do Gramacho, que apresentou o enredo “Brasil Festeiro”. Em seguida foi a vez do Unidos da Laureano, que homenageou o presidente do Cacique de Ramos, com o tema “Bira presidente. O Cacique maior da tribo do samba”. Terceiro bloco a entrar na avenida, a Esperança de Nova Campinasteve como enredo “Grande Otello- talento em verde e branco”. O bloco do China teve como tema a escola de samba Grande Rio. Atual campeão do carnaval caxiense, oFlor da Primavera levou para a Passarela do samba o tema afro “Igbé Omnira, um grito de liberdade”.O grande vencedor será conhecido nesta sexta-feira (12), a partir das 10 horas, na quadra da Grande Rio.
d5a76b07 0d9b 4501 8ced d90e0bdc3e18
Um dos mais aguardados, o desfile da G.R.E.S. Acadêmicos da Grande Rio fechou o carnaval em Caxias com chave de ouro. A apresentação da escola na Passarela do Samba foi apoteótica. Com o público de pé nas arquibancadas cantando o samba que a escola levou para a Marques de Sapucaí, a Grande Rio emocionou a todos. No final, uma grande roda de samba encerrou a participação da tricolor.
69bcf3ec 7690 4856 b438 d1a06212a08c
“Foram cinco dias de evento reunindo famílias que puderam brincar o carnaval com segurança e tranquilidade. O retorno do carnaval para o Centro de Duque de Caxias fez com que mais pessoas pudessem vir para festa. Certamente fizemos o maior e melhor carnaval da Baixada Fluminense. O carnaval gerou renda e aumentou o índice de felicidade do nosso povo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.
b68427ba 2052 44b8 a416 45ba4d8c2468
Infraestrutura
Para garantir a ordem e a paz nos dias de festa, a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, mobilizou cerca de 800 profissionais (agentes públicos e voluntários da Rede SVAC). A Guarda Municipal empregou 16 viaturas de sua nova frota. Apenas 14 ocorrências sem gravidade foram registradas nesse período.
d22d706d 9ad9 4562 9246 225f687d9ec4
Pela primeira vez, o micro-ônibus do programa “Crack é Possível Vencer” – base móvel de videomonitoramento – atuou como Posto de Comande e Controle Avançado (PCCAv) na operação. Para melhorar a comunicação de segurança durante o carnaval, o Posto foi equipado com sinal de TV a cabo e rede Wi-Fi de internet, oferecidos gratuitamente pela empresa GVT. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi o responsável por implantar essa tecnologia no micro-ônibus.
“A Prefeitura estava preparada para essa Parceria de sucesso no Carnaval. Diariamente, o esquema de segurança contou com mais cinco viaturas da PMERJ, seis viaturas do serviço de Trânsito, seis Postos de Atendimento da Defesa Civil, duas ambulâncias e um trailer totalmente equipado, que funcionou como Posto Médico da secretaria municipal de Saúde”, explicou o secretário municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança.
O “Carnaval da Parceria” foi uma realização da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC) e contou com a participação da iniciativa privada, que viabilizou a festa desse ano. Responsável apenas pela infraestrutura, a Prefeitura esteve presente com serviços das secretarias municipais de Cultura e Turismo; Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Ações Institucionais e Comunicação; e Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico, distribuição de preservativos e limpeza da área do evento. A segurança da folia ficou a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.