O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Precisamos trabalhar para estimular a leitura


Pelas periferias o que mais se vê é uma espécie de admiração por tudo o que não é certo, correto, perfeito, de boa índole, honesto, sadio.
A coisa surpreende porque durante uma simples conversa com moradores dessas (chamadas) comunidades, você percebe nas entrelinhas que a predileção é pelo ganho fácil, pelo furto, roubo, tráfico e nada com a educação, nada com o trabalho, nada de compromisso com qualquer coisa séria, em outras palavras, nada com a lei. Se possível vai tudo na base da clandestinidade, de maneira bem pirata e não importa quem esteja prestando tal serviço. Esse grupo de pessoas, desassociado pelo Estado, prefere ser atendido por traficantes ou milicianos, desde que esses serviços sejam ajustados às suas conveniências. E é o que acontece.
Evidentemente que fica muito difícil traçar um plano para melhores dias de vida com esse grupo de pessoas se o caminho for, por exemplo, montar uma biblioteca. Por quê? Porque esse grupo de pessoas não lê! Esse grupo tem aversão à leitura. E quando você encontra pela frente um grupo avesso à leitura, tudo a partir daí, fica muito mais difícil.
Se você andar por essas chamadas “comunidades”, você encontra (no comércio) um grande número de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, salões de beleza, sorveterias, lojas de material de construção, lojas de móveis e outros estabelecimentos do gênero. Mas, se você for procurar nessas comunidades um teatro, um cinema, uma biblioteca ou qualquer outro equipamento de arte e cultura, na maioria absoluta, você não vai encontrar.
Quando você chega num determinado bairro e não consegue avistar nenhum equipamento de arte e cultura, com certeza, você estará diante de um grupo de pessoas que tem aversão a leitura.
Por isso que eu digo que para dar início a um trabalho de renovação social, o primeiro equipamento a ser montado, tem que ser uma biblioteca. A partir de uma biblioteca você poderá promover uma verdadeira revolução comunitária.
Resumo: precisamos trabalhar para estimular a leitura. Precisamos promover exposições de livros, incentivar a criação de poesias, contos e criar cursos de leitura. As pessoas precisam ler os jornais, revistas, livros, seja no papel ou na Internet, não importa. Tenho certeza que a partir deste incentivo as pessoas vão se interessar mais pela leitura e suas vidas terão um novo sentido... Pense nisso!