O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2020

Abstenções, votos nulos e brancos

Esse ano novo promete uma porção de coisas velhas que dificilmente trarão resultados positivos de imediato para a população, por exemplo, eleições municipais.
A sociedade vai escolher o prefeito e os vereadores de seus municípios (ou não), porque tem aumentado bastante o números de abstenções, votos nulos e brancos.
Esse sistema falido de eleições continua se arrastando travestido de democracia fazendo valer o voto somente para o eleito, quando que para o eleitor vem tudo na base do conta gotas quando vem.
A coisa é tão interessante que nas campanhas, realmente, vale tudo e mais alguma coisa.
Pelo menos a população (pelo que vejo) não anda mais tão iludida com eleições e procura se aproveitar ao máximo da situação.
A maioria da sociedade não conhece nada de política, não é nada séria e muito menos honesta, o mesmo acontece com os candidatos. Você não vê numa campanha eleitoral municipal um candidato a vereador falar como candidato a vereador. O candidato a vereador fala como se fosse candidato a Deus e se esquece daquilo que deveria ser a sua principal arma numa campanha dessa natureza - A lei orgânica municipal.
Tem candidatos que são eleitos, se comprometem com uma porção de grupos, prometem mudanças aqui e ali e de uma hora para outra simplesmente são transformados em secretários de governo e aqueles eleitores que acreditaram e votaram nele ficam a ver navios.
A sociedade vive aos trancos e barrancos contra traficantes e milicianos em seus bairros, pois é justamente nessa época de campanha municipal que muitos candidatos fazem acordo com esse tipo de gente. Outra coisa: é muito grande o números de políticos que também são usuários de drogas.
Dá pra entender o porque de tantas abstenções, votos nulos e brancos.
Bem, isso é só para começar, tenho outros temas para abordar e não vou me calar, nesse ano novo muitas coisas velhas irão se repetir, mas fazer o quê? Temos que continuar trabalhando para sobreviver, essa é a meta dessa nossa sociedade, pelo menos por enquanto!