O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Não são bons presidentes e também não são líderes comunitários


Penso que os bairros, definitivamente, não poderão contar mais com suas entidades comunitárias.
Seus presidentes e diretores sem o mínimo do espírito comunitário, sem conhecimento ou desrespeitando tudo o que define uma associação de moradores, se associando a classe política, apoiando ou lançando suas próprias candidaturas. Esse é o quadro!
Esses, aliás, se colocam numa posição de líderes comunitários, mas não tem nenhuma moral, autoridade, conhecimento de causa, seriedade e honestidade.
Esses que eu classifico como “falsos líderes comunitários”, rastejam atrás de um vereador ou deputado, fazendo tudo o que eles mandam não se importando se é bom ou não para a sociedade, porque o que eles querem mesmo é ficar bem com o parlamentar e garantir uma boquinha ao seu lado ou até mesmo na prefeitura ou quem sabe na Assembleia Legislativa.
O curioso é que essas “falsas lideranças” são tão estranhas que em primeiro lugar, não são reconhecidos pela sua própria comunidade. Quando o sujeito se apresenta como presidente de associação de moradores, na maioria absoluta você não encontra em sua entidade o maior patrimônio de uma associação de moradores que é um quadro social que garanta o desenvolvimento da entidade.
Vejam, não são bons presidentes e também não são líderes comunitários, eles apenas se aproveitam da situação para conseguir uma colocação ou para algum parente ou amigo.
O pior é que essas falsas lideranças são colocados como intermediários, eles ficam entre a comunidade e a classe política e o resultado é uma total desassistência em todos os setores.
Dentre os setores mais carentes na maioria dos bairros, eu aponto: educação, arte e cultura.
A coletividade não tem a sua disposição para o seu desenvolvimento uma biblioteca comunitária, um teatro, um cinema e cursos básicos de arte e cultura de qualidade.
Quando eu digo que a sociedade, definitivamente, não poderá contar mais com suas entidades comunitárias é porque você chega (na grande maioria) dessas entidades e não encontra nada disso. É muito triste!
Só quero deixar uma coisa bem clara: se você é presidente de alguma associação de moradores e se por um acaso a sua entidade tem uma biblioteca, teatro, cinema e cursos básicos de arte e cultura para que a sua comunidade possa se desenvolver... Você não está fazendo mais que a sua obrigação e ponto final.
Para encerrar a nossa conversa de hoje, fica uma dúvida: até quando vamos aturar a incompetência desses presidentes de associações de moradores e mais: até quando vamos ter que aturar esses falsos líderes comunitários que não resolvem nada, não sabem nada, desonestos e outras coisas mais?
Em breve eu vou tocar novamente nesse tema, me aguardem!