O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Histórias do Gato Mané... O Barão da ralé


Fique esperto, não dê bobeira

 Somente faça doações para entidades assistenciais reconhecidas. Não entregue nenhum donativo a representantes de entidades sem antes os identificar. Fique atento a gentilezas inesperadas. Um golpe muito comum é alguém sujar o paletó de uma pessoa sem que ela perceba. E, em seguida, um segundo vigarista se oferecer para limpar a mancha, para poder furtar a carteira ou a pasta da vítima. Antes de comprar um imóvel, procure orientação na prefeitura de sua cidade e verifique toda a documentação no Cartório de Registro de Imóveis. Não acredite em “ofertas imperdíveis” de terrenos, feitas por telefone. Ao vender um de seus bens, estranhe se o interessado oferecer por ele um valor acima do que vale. Verifique a idoneidade do comprador. Ao fazer negócio com desconhecidos, consiga referências de fontes confiáveis.

 

Quem avisa, amigo é!

 

Não use o “serviço” de agências de emprego que cobram taxas antecipadas, a pretexto de conseguir colocações. Não confie sua carga a caminhoneiros desconhecidos e sem documentação em dia. Negócios muito vantajosos que surgem de repente podem ser um bem planejado conto do vigário. Um golpe simples é o das alianças (na verdade, bijuterias baratas), no qual a vítima encontra uma aliança na rua, e, então, o vigarista se aproxima e diz que encontrou a outra do par, oferecendo-a por um preço baixo. Nunca aceite orientações de supostos técnicos de telefone que oferecem vantagens em tarifas (para telefone fixo ou celular) e pedem que você digite alguma sequência de números em seu telefone. Algumas formas de clonagem acontecem assim. Leia por inteiro, sempre, qualquer contrato ou termo que você for assinar.

 

Se for viajar...

 

Os trambiqueiros estão sempre bolando ações criativas e imprevisíveis para roubar os seus pertences. Veja abaixo algumas regras gerais que já se tornaram reflexos condicionados em viajantes experientes:

Desconfie de quem lhe oferecer ajuda sem ter sido solicitada. As pessoas que se oferecem para ajudá-lo numa rua movimentada, por exemplo, podem estar tentando levá-lo para uma loja cara ou suspeita, situada do outro lado da rua. • Desconfie de negócios do tipo “bom demais para ser verdade”: pedras preciosas a preços muito mais baratos do que em seu país provavelmente são vidros lapidados. Antiguidades com preço base muito baixo provavelmente são falsas. • Preste atenção às histórias de turistas sobre contos do vigário no local para onde estiver indo e esteja alerta para a criatividade dos ladrões. Esses conselhos não devem desencorajá-lo de viajar. Esteja alerta, mas não fique obcecado com as possibilidades de perigo, já que a maioria das pessoas que você encontra em casa e no exterior são honestas, amáveis, prestativas e querem recebê-lo bem.

 

Vigaristas, ladrões e batedores de carteira 

A melhor regra: estar alerta o tempo todo. Os marginais sempre inventam novas formas de distrair as vítimas: iniciam uma discussão ou fingem um desmaio. Enquanto isso, o comparsa saqueia bolsas, bolsos e mochilas dos turistas. Em alguns casos, crianças supostamente inocentes mostram lindos desenhos e, enquanto a vítima os examina educadamente, suas pequeninas mãos surrupiam os bolsos. Batedores de carteira gostam de trabalhar em lugares onde há muita gente. Eles empurram, abrem caminho, dão um encontrão ou esbarram na pessoa, como forma de distraí-la. Não se arrisque e leve o dinheiro em cintos, com bolsos apropriados escondidos, ou em pochettes penduradas ao pescoço. Os batedores mais habilidosos conseguem roubar qualquer tipo de bolso, por isso carregue somente pequenas quantias em dinheiro, na bolsa ou na carteira. Leve a carteira no bolso da frente; as mulheres devem carregar as bolsas com as alças cruzadas no peito ou segurá-las debaixo do braço. As bolsas não devem ficar balançando no ombro, de onde são facilmente arrancadas por assaltantes a pé ou numa motocicleta.