O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2024

Confira os opções de lazer em Duque de Caxias



Apesar de pouco comentados, existem vários pontos turísticos espalhados pela Baixada Fluminense, sejam eles museus, locais históricos, cachoeiras e até mesmo uma praia. 


Localizado em Duque de Caxias, o Parque Natural da Taquara é uma ótima opção para quem gosta de ficar próximo à natureza. Tem quase 20 mil hectares de Mata Atlântica, contando com cachoeiras, nascentes e quedas-d’água cristalinas. Além do visual, é possível encontrar micos-leões-dourados, preguiças e pacas, e ainda diversas espécies de aves. O acesso ao parque é pela Estrada Cachoeira das Dores, na Taquara, em Duque de Caxias.


Reconhecido como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, o Museu Vivo de São Bento tem uma área total de 102 quilômetros quadrados. Primeiro do gênero na Baixada Fluminense, ele fica no lugar onde funcionou a primeira fazenda do município, também chamada de São Bento. A Casa Grande foi construída anexa à capela entre 1754 e 1757, para abrigar os padres que chegavam a trabalho ou para descanso. Em 1921, o terreno foi desapropriado para sediar uma colônia agrícola. O museu fica na Rua Benjamin Rocha Júnior, em Duque de Caxias.


Via Diário do Rio