O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Mestre Kukamaluka


Guisado de Rã

Pernas de 3 dúzias de rãs limpas, 5 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de manteiga, 2 tomates grandes descascados e picados, 1 dente de alho picado, salsinha picada a gosto, 3 folhas de louro picadas, 7 folhas de manjericão picadas, 2 filés de anchovas picados, 1/2 xícara de vinho branco seco, sal a gosto, pimenta a gosto e uma pitada de noz-moscada.

 

MODO DE PREPARAR

Deixe as pernas de rãs de molho durante 1 hora em água gelada com 3 colheres de sopa de leite. Retire as rãs deste molho e deixe mais 2 horas somente em água gelada. Isto fará com que a carne fique bem branca e macia. Depois, faça um marinado com 1/2 garrafa de vinho branco seco, 3 galhos de salsinha, uma cebola pequena cortada fina, uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Deixe as pernas de molho neste marinado por uma hora. Drene e seque. Cubra-as com uma camada fina de farinha de trigo. Esquente o azeite e a manteiga juntos em uma panela grande, mas não funda. Junte as pernas de rãs e deixe cozinhar em fogo alto por 10 minutos, virando-as de vez em quando. Quando elas estiverem levemente douradas, tire-as da panela. Passe para o fogo médio e junte os tomates, o alho as ervas e a gordura que sobrou na panela. Deixe cozinhar até que os tomates estejam macios. Junte as anchovas e o vinho e aumente o fogo, até que o vinho reduza um pouco. Leve as rãs novamente a panela, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, tampe e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Sirva acompanhado de batatas.

 


LINGUADO SUADO À COZINHA VELHA

 

INGREDIENTES

(4 Porções) 250g de cebola cortada em finas rodelas 120g de manteiga 6 cogumelos grandes 400ml de creme de leite fresco 1 kg de linguado em filets 100g de cenoura Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Motivos decorativos feitos com massa folhada a gosto.

 

PREPARO

• Numa panela, murche a cebola em 100g da manteiga. Em seguida, coloque os cogumelos e o creme de leite. Deixe apurar e tempere com o sal e a pimenta. • Cozinhe os filets de linguado em um pouco de água com sal, junto com a cenoura e a manteiga que sobrou. Retire o peixe e passe-o para uma travessa. • Coloque o molho de cogumelos por cima e disponha a cenoura em rodelas. Sirva bem quente, com os motivos da decoração.

 

Bicho-de-Pé

Tempo de Preparo: 20 min / Pronto: 40 min / Rendimento: 30


Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 1 caixinha de gelatina de morango, açúcar cristal para decorar.

Modo de Preparo

Coloque o leite condensado, a margarina e a gelatina numa panela e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até que desprenda do fundo da panela. Deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com margarina e no açúcar cristal, coloque os docinhos em fominhas de papel.

 


Lulas com rebentos de soja

 

Ingredientes 

150 g de lulas pequenas 100 g de rebentos de soja Dois dentes de alho 3 colheres (sopa) de óleo de amendoim ½ colher (café) de sal fino ½ colher (café) de monoglutamato de sódio ¼ colher (café) de pimenta 3 colheres de sopa de molho de soja 1 colher de sopa de vinho ½ cebola cortada Duas rodelas de alho francês 6 colheres (sopa) de água

 

Modo de Preparo: Numa tigela, deitam-se as lulas e misturam-se o alho, duas colheres de sopa de óleo de amendoim, sal fino, monoglutamato de sódio, pimenta, duas colheres de sopa de molho de soja e vinho. Mexe-se muito bem e deixa-se repousar durante 30 minutos. Numa frigideira aquece-se uma colher de sopa de óleo de amendoim e quando estiver bem quente, coloca-se a cebola, o alho francês e os rebentos de soja e misture tudo.