O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Campinarte Saúde / Caixa d'água mais limpa

Veja como fazer a faxina

Não basta manter a caixa tampada. Ela precisa estar sempre limpa. Do contrário, a saúde de sua família corre riscos. O acúmulo de sujeira contamina a água que sai das torneiras e é usada, por exemplo, para encher o filtro e dar banho nas crianças. Sem falar no perigo de o reservatório virar criadouro do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da dengue. Limpar a caixa periodicamente sem se esquecer de manter a tampa no lugar é a única maneira de evitar esses e outros problemas, como a toxoplasmose, que aparece quando existem gatos nas redondezas. Por isso os especialistas recomendam um belo banho na caixa duas vezes por ano. Não há segredos no processo de limpeza. Escolha um fim de semana no qual não tenha compromissos, arrume uma luva de borra e mãos à obra.

Certifique-se de que a escada que dá acesso à caixa está firme e não há risco de escorregar.

Para impedir a entrada da água, feche o registro ou amarre a bóia. Esvazie devagar, até deixar um palmo de líquido no fundo da caixa (você irá usá-lo na limpeza). Só então tampe a saída. Isso impedirá também que a sujeira desça pelo ralo.
As paredes e o fundo da caixa devem ser esfregados com escova macia ou pano umedecido. Esponjas de aço, sabão e detergente ficam de fora da limpeza. Retire os restos de água e sujeira com uma pá de plástico, um balde e panos. Seque o fundo com tecidos limpos, mas evite pasasá-los nas paredes.
Ainda com a saída fechada, permita entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária. Deixe a solução agir por 2 horas. Enquanto isso, mãos à obra: use o líquido para molhar as paredes com a ajuda de uma caneca de plástico.
Passadas as 2 horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, libere a saída da caixa e esvazie. Abra todas as torneiras da casa e acione as descargas para desinfetar as tubulações.
Agora abra o registro e deixe a água limpa entrar. Utilize a primeira leva de água para lavar o quintal, o banheiro e o piso.
Lave bem a tampa antes de fechar a caixa. Cole nela uma etiqueta com a data da limpeza.
Repita a operação em seis meses.