O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

Grávidas sofrem com falta de maternidade na Baixada Fluminense

Mulheres grávidas, moradoras de Xerém, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, sofrem com a falta de uma maternidade na região, como mostraram os parceiros do RJTV nesta sexta-feira (25).
Algumas mães ainda procuram a maternidade de Xerém, que funcionava há mais de 40 anos. O estabelecimento foi fechado em 2013 por determinação da Vigilância Sanitária. Segundo o RJTV, apenas o ambulatório da unidade continua funcionando. Como mostraram os parceiros, uma outra maternidade começou a ser construída para atender a região, em Santa Cruz da Serra. Porém, a obra está parada e a estrutura, abandonada.
Ao ser procurado pela equipe de reportagem, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, afirmou que atualmente os partos são feitos nos hospitais Moacir do Carmo e Saracuruna, que, segundo ele, são capazes de atender à demanda. De acordo com ele, o pré-natal pode ser realizado nas unidades do Programa da Saúde da Família.
A obra da unidade em construção será retomada após uma auditoria, como informou o prefeito. Segundo ele, há indícios de superfaturamento no projeto, realizado na gestão anterior. Ao ser procurado, o ex-prefeito José Camilo Zito dos Santos disse que a obra não foi retomada pois não é considerada prioridade na atual gestão da prefeitura. (G1)