O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia do Santo Guerreiro agita Nova Campinas

Alvorada, café da manhã, procissão, missa e feijoada...
Assim foi mantida uma das mais tradicionais festas realizadas pela comunidade de Nova Campinas no terceiro distrito de Duque de Caxias – RJ.

São muitos os devotos de São Jorge no conjunto e toda essa movimentação é preparada com dias de antecedência.

Vários pontos do bairro serviram de palco para as comemorações de São Jorge e mais uma vez o dia 23 de abril foi um dia de muitos agradecimentos ao Santo Guerreiro, novos pedidos, muita festa e confraternização.


NOTA
Desde 2008, o Rio de Janeiro transformou o Dia de São Jorge (23 de abril) em feriado estadual. A enorme devoção popular ao santo acabou por transformá-lo em padroeiro extraoficial da cidade, que atribui o título, oficialmente, a São Sebastião.

Considerado um dos mais proeminentes santos militares, São Jorge era capitão do exército romano. Nascido na Capadócia, na Turquia, o guerreiro chamava atenção por não abandonar a fé católica nem mesmo em meio às guerras. Foi torturado sucessivas vezes a mando do imperador Diocleciano na tentativa de fazê-lo abandonar o cristianismo. Mas o soldado continuava firme em suas crenças. Diante das recusas de São Jorge em adorar aos deuses romanos, no dia 23 de abril de 303, Diocleciano ordenou que ele fosse degolado.

O martírio do soldado romano transformou-o em um dos mais venerados santos no catolicismo. Ele é padroeiro de várias cidades, países e regiões do mundo: Inglaterra, Etiópia, Moscou, Londres, Barcelona e Ilhéus, entre outras.