O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Carnaval em Nova Campinas estaria atendendo aos interesses de quem?

O Coelhinho do Campinarte ficou bastante impressionado ao saber que em Nova Campinas a associação de moradores não tem nenhuma participação nas diversas manifestações “programadas” para este Carnaval / 2015 no conjunto.
A única colaboração real da entidade para o Carnaval deste ano foi a volta dos ensaios do Bloco Esperança de Nova Campinas realizados no salão de festas da entidade, evidentemente, com a permissão de seu presidente.
Tivemos no dia 14 de fevereiro, na Rua H, a saída de um grupo de Clovis com direito a queima de fogos e a participação de um grande público que lotava (literalmente) as calçadas para apreciar toda a movimentação da rapaziada.
Segundo levantamento do Coelhinho do Campinarte, nesse evento também não foi notada a presença da entidade máxima da comunidade, aliás, o Coelhinho esperava que pelo menos a polícia local comparecesse justamente por causa do grande movimento de pessoas, felizmente o Coelhinho não teve notícias de nenhum incidente.
Outra manifestação em curso no conjunto sem a presença, sem o aval, sem o apoio, sem a colaboração, enfim, sem a participação da associação local, é a que está sendo promovida na principal praça do conjunto. Um número razoável de barracas, palanque, som e toda infraestrutura necessária para um grande evento. Essa iniciativa partiu de terceiros, independente da associação de moradores do bairro apoiada por parte do comércio local.
Algumas perguntas que estão martelando a cabeça do Coelhinho: Essa última iniciativa, em particular, estaria atendendo aos interesses do Carnaval, mas que tipo Carnaval?
Estaria atendendo aos interesses da comunidade, mas que tipo de comunidade?
Estaria atendendo aos interesses do comércio, mas que tipo de comércio?
E por que a ausência da entidade máxima local?