INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 26 de junho de 2015

CHÁCARA ARCAMPO / Por - Emanoel Clemente (Graduado em História -FEUDUC)

  
Olá meus amigos e caros leitores, hoje venho apresentar a vocês um bairro chamado Chácara Arcampo, que fica entre os quilômetros cento e sete e cento e oito da Washington Luiz, ou BR 40, é o último bairro de Campos Elíseos. Segundo distrito de Duque de Caxias, o qual cortando pelo centro temos  uma saída para a Rio Magé, e a nossa frente temos o grande Arco Metropolitano, que liga Itaboraí com Itaguaí.
       Segundo o site Brasil Sabido no ano de 2010, neste local havia 13.793 habitantes, tendo (1,61%) da população de Duque de Caxias,  com um total de 6.794 homens e 6.999 mulheres, a sua divisa com Santa Cruz da Serra, se faz pelo rio Saracuruna, no qual também faz a separação entre o segundo e o terceiro distrito, aqui em Chácara Arcampo existe diversas igrejas, a católica Cristo Rei, Assembleia de  Deus Geração Eleita, Pr. Jairo, Assembleia de Deus Shammah, Pr. Alexandre, Igreja Boas Novas, que se localizam na Estrada do Boitatá  e a mais  nova igreja inaugurada neste local se chama Aliança de Fogo, situada na Estrada Florinda Pinto, dos Pastores, Fabio Terra e Everton Bernardo, temos também igrejas Batistas, Deus é amor e Casa da Benção, além de diversas praças, nas quais citaremos as principais, Praça do Hugo, Praça da Codora e  a Praça do Lelé. Transitam no bairro duas empresas de ônibus que fazem integração do centro de Caxias para os bairros adjacentes e para a central do Brasil, as principais escolas são CIEP 320 - Ercília Antônia da Silva e Escola México, ainda temos o CVT de Santa Cruz da Serra, suas avenidas principais são: Avenidas Chácara Arcampo, Avenida das Laranjeiras e Rua dos Coqueiros. Como atrativo temos os bares mais conhecidos tais como os bares do Bodinho e do Djalma, mas existem outros,  há também lojas de ferragens, diversas firmas, tendo como referência a Dolly.
 

O ar é fresco e puro, ainda há muitas árvores, apesar de acabarem com boa parte dos sítios dando lugar a construção de novas casas, mesmo assim ainda faltam hospitais, mais escolas, postos policias, creches para crianças e unidades de corpo de bombeiro.     
     Assim como em outros bairros de Duque de Caxias, o local sofre por não ter um vereador e por isto, existe muitas ruas que ainda estão como  ruas projetadas, sem Cep. e sem asfaltos, diversas casas com números repetidos dificultando a vida dos carteiros, não há lixeiras apropriadas para a coleta dos resíduos, embora o caminhão passe regularmente, muitas ruas possuem encanamento, porém não cai um pingo de água, mesmo assim ao longo dos anos o bairro vem crescendo. 
  Diante do exposto acima, acredita -se que a solução está no voto do povo, este deveria confiar suas expectativas em um candidato que seja morador do local, pois este conhece as necessidades do bairro.
               
 A transformação do nosso bairro, depende de cada um de nós, vamos lutar por ele.  


                                            Emanoel Clemente.
                                          Graduado em História 
                                                   FEUDUC


        Revisão de Texto
       Eloisa Clemente
    Pós Graduada em Português por Hipertexto

                                                    FEUDUC