O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Circuito Mountain Bike na Mangueirinha é aprovado por competidores

A estreia de Duque de Caxias no Circuito Mountain Bike de Favelas, realizado na Mangueirinha neste domingo (27/9), e que teve apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, não poderia ter sido melhor. Atletas nos primeiros lugares da competição e o trajeto da prova que reuniu cerca de 60 inscritos de vária categorias, recebeu nota 10 de todos.
Largada da prova foi no Campo do Tricolor 
Dividido em duas baterias com largada em frente ao campo do Tricolor, o primeiro foi composto por iniciantes neste tipo de competição e os “amadores”, seguido da elite da prova.  Ao longo das duas baterias, os atletas enfrentaram um circuito que exigiu o máximo. Subidas íngremes, pista de terra, ladeiras e vielas fizeram parte do desafio da prova organizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da entidade, Cláudio Santos, a comunidade da Mangueirinha abraçou a competição, assim como a prefeitura de Caxias. “As pessoas entenderam o nosso projeto e participaram ativamente. A prefeitura foi sem dúvida alguma uma grande parceira neste evento. Outro ponto positivo foi o trajeto, que recebeu aprovação de todos, considerado o melhor”, disse Cláudio Santos.
Disputa foi intensa entre os atletas
 Vencedor da prova na categoria Master 45/49, Cláudio Roberto Alves de Souza, o Cláudio Caveirinha, o caxiense de Imbariê, aprovou a iniciativa de trazer para a cidade eventos deste tipo. “Acho que foi uma grande oportunidade para todos de participar de uma prova como esta. É um estímulo para os jovens e aqueles que pretendem se tornar competidores, foi importante. Fiquei impressionado com o trajeto, muito bom”, revelou.
O circuito serviu também para definir o caminho a ser trilhado por Jeferson Nunes, 15 anos, vencedor na categoria Juvenil. “Depois de hoje não tenho mais dúvidas do que quero para mim: pretendo seguir participando das provas de mountain bike. Quero ser atleta deste esporte”, garantiu a mais nova revelação do município.
Ladeiras íngremes desafiaram os competidores
A prefeitura apoiou a competição fornecendo infraestrutura através das secretarias de Serviços Públicos, Ações Institucionais e Comunicação, Saúde, Cultura e Turismo, Defesa Civil e Políticas de Segurança, Esporte e Lazer, além de operadores de trânsito e guardas municipais.
Trajeto incluiu passagem pelas ruas da Mangueirinha 
Torcida nas ruas
Desde cedo os moradores da Mangueirinha aguardavam o início da prova. Ao longo de todo o trajeto a curiosidade era grande, até mesmo no campo de futebol do Morro da Telefônica, os torcedores não deixaram de acompanhar a passagem dos competidores. Até mesmo perto da sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), havia torcida.
Moradores acompanharam a passagem dos atletas
Mas foi nas apertadas ruas da comunidade que os atletas receberam o apoio do morador. Não faltou aplausos ou incentivos. O comerciante Saulo Silva, revela que o Circuito trouxe inúmeros benefícios para quem vive na Mangueirinha. “Todos saíram ganhando com a realização da prova. O comércio local teve mais movimento, vendeu mais. Os jovens puderam conhecer um esporte novo. Se depender da comunidade, o Mountain Bike de Favelas será realizado sempre”, comentou o pequeno empresário, que lembrou a contratação de moradores da localidade para auxiliar durante a competição.
Atletas de Caxias ficaram entre os primeiros colocados nas várias categorias do circuito 
Participaram do evento os subsecretários André Oliveira (Cultura e Turismo) e Júlio César Ferreira dos Santos (Esporte e Lazer).
Relação dos vencedores
Categoria Open: Jeferson Sardinha da Silva
Categoria Juvenil: Jeferson Nunes
Categoria Júnior: Matheus Marcello
Elite Feminina: Marta Almeida, Taís de Silva e Souza e Brigitte Silva
Categoria Veterano:  Pacífico Delai, Niedson Pastor Albuquerque
Categoria Master- 50/54: Jair José de Melo, Jorge Laureiro, Marivaldo Marques de Santana e Paulo Roberto Correa
Categoria Master- 55/59: José Ricardo da Silva, Paulo Pereira da Silva, Walmir Fonseca Terra
Categoria Elite Masculina: Robson Ferreira Silva, Celso Mello, Marcelo Cardoso Portela
Categoria Sub-23: João Paulo Helmer das Chagas; José Vitor de Souza, Rodrigo da Silva Souza, Herbert Luiz, João Pedro Araújo Dasio e Vinícius Soares
Categoria Sub-30: Glauber Cunha, Bruno Oliveira, Orlando de Jesus Meireles, Ruan David Martins Meireles, Daniel da Silva Carreiro e Raphael Conrado Perret de Niemyer
Categoria Master 30/34: Bruno Renault, Wagner Soares, Luiz Antônio, Antônio Carlos da Silva, Marcelo Piermo da Silva, Everton Sardinha da Silva, Pedro Wagner Brandão, David de Oliveira, Vitor Pereira e Padric Duart
Master 35/39: Alessandro Monia, Itamar da Cunha, Roberto Gonsalves, Carlos Antônio Soares, Fábio Azevedo, Alan Xavier, Luiz Cláudio Serra e Josenildo Gouveia
Categoria Master 40/44: Robson Aloísio Silva, Amarildo Ferreira, Vinícius Franco, Luís Claudio de Andrade, Eduardo Campos Duque, Jozivaldo de Souza e Arisson Pessannha
Categoria Master 45/49: Cláudio Roberto de Souza e Ricardo Macedo.
Circuito Mountain Bike na Mangueirinha é aprovado por competidores