INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SME promove caravana da cidadania, ciência e tecnologia

A Escola Municipal Santa Luzia recebeu nos dias 26 e 27/10, mais uma edição da Caravana da Cidadania, Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais e do Departamento de Projetos Educacionais. A iniciativa tem como objetivo levar aos quatro distritos da cidade ações que envolvem os alunos e suas famílias em diversas atividades nas áreas de ciência, tecnologia, saúde e sustentabilidade. Para promover a atividade, a SME contou com o apoio de instituições parceiras como a Amil e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Segundo o subsecretário de Planejamento e Projetos Educacionais, Moisés Silva, esta foi mais uma grande oportunidade para a comunidade escolar. “A Caravana é sempre muito interessante porque estimula nos alunos o gosto pelas ciências, além de possibilitar a participação em atividades multidisciplinares. Os estudantes e professores puderam ampliar seus conhecimentos sobre questões ligadas à saúde, sustentabilidade e tecnologia”, ressaltou.
1. Santa Luzia
Durante a Caravana, foram oferecidas inúmeras ações dentro e fora da unidade escolar, que fica no 3º distrito, no Parque Equitativa, atende a 222 alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de Classe Especial e Atendimento Educacional Especializado. A Secretaria Municipal de Educação ficou responsável pelas oficinas, atividades esportivas, culturais e pelo Caminhão da Leitura Leia Caxias, veículo da Divisão de Leitura/SME onde os dinamizadores da Secretaria contam histórias para os alunos, disponibilizam livros para leitura e apreciação.
Além do Leia Caxias, outros dois veículos ficaram estacionados na porta da escola para visitação dos estudantes. O Metromóvel, ônibus da metrologia do Inmetro, faz parte do projeto Museu Itinerante e é voltado para experimentos de metrologia para crianças e adolescentes. No interior do micro-ônibus adaptado, que pode receber até 14 pessoas simultaneamente, os alunos participaram de experiências como Sombras coloridas, Ultravioleta, Infravermelho, Qualidade da Água, Eficiência das Lâmpadas, Microscópio e Vendo o Som.
O amilguinho foi o terceiro veículo a participar da Caravana. No ônibus da Amil Assistência Médica, os estudantes receberam atendimento à saúde bucal e acuidade visual, além de assistência psicológica. A ação faz parte do projeto de responsabilidade social da empresa e já acontece desde 2007. Ao visitarem o veículo, os estudantes foram orientados sobre escovação dentária e fizeram exames visuais. Ao saírem, receberam uma cartilha com dicas de saúde e um kit com escova, pasta de dente e fio dental.
                                                   3. Santa Luzia  
Foram desenvolvidas as seguintes oficinas e atividades: Teatro de Fantoches, a experiência científica Ciência ou Mágica, o Ofidismo (aula sobre cobras), atividades esportivas como Vôlei sentado e Circuito, apresentação de dança com o projeto Dançarte da Escola, e uma palestra do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Em 2015 já foram realizadas outras duas etapas da Caravana. A primeira edição aconteceu na Escola Municipal Dr. Ely Combat, nos dias 19 e 20 de agosto. E, a segunda, nos dias 15 e 16 de setembro, no CIEP 120 Monteiro Lobato. Ainda este ano, será realizada a 4ª edição, nos dias 17 e 18/11, na Escola Municipal Professora  Olga Teixeira de Oliveira. A Secretaria planeja manter a atividade para o ano de 2016.