O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 20 de dezembro de 2015

Logística de distribuição de equipamentos dos Jogos do Rio terá 2 mil pessoas

O presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, visitou na sexta-feira (18) o Centro Logístico dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É de lá que sairão os equipamentos e mobiliários que serão usados pelos atletas durante os Jogos. De acordo com os Correios, cerca de 2 mil pessoas estarão envolvidas nas operações de logística. No trabalho serão utilizados cerca de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação, entre eles, paleteiras, empilhadeiras, trator e guindaste.
A empresa terá que armazenar e entregar 30 milhões de objetos, entre eles, 980 mil peças de equipamentos esportivos, como 2.931 bolas de futebol, 840 de basquetebol, 25 mil bolinhas de tênis e 320 mil alvos de tiro esportivo. Além disso, no mobiliário serão120 mil cadeiras, 18 mil sofás e 25 mil mesas e, ainda, 36 mil bagagens de atletas. 
De acordo com a empresa a operação de logística nos 20 primeiros eventos teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi concluída com sucesso e foi possível testar o planejamento e o desempenho, nas áreas de armazenagem, de transporte, de distribuição e logística dos materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, dentre outros equipamentos. Hoje, também, o presidente dos Correios se reuniu com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
"Ele me disse que está muito satisfeito com a logística dos Correios. Disse que, entre a equipe da Rio 2016, o comentário geral é que, quando acontece um problema, basta procurar alguém de camiseta azul, porque significa que esta pessoa é dos Correios e eles vão achar a solução”, disse.
Para Giovanni Queiroz, trata-se, sem dúvida, de uma logística complexa. "Serão 30 milhões de itens armazenados e entregues para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 205 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro”, explicou, garantindo que a empresa está preparada para realizar os Jogos Rio 2016, considerado o maior evento esportivo do planeta.
Os Correios informaram que a área total de armazenagem tem 100 mil metros quadrados, divididos em três centros logísticos, dois em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. O espaço é equivalente a 12 campos de futebol.
Os Correios foram selecionados para o serviço por meio de um processo de concorrência internacional. Esta não será a primeira vez que a empresa fará este tipo de serviço. Nos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, foram responsáveis por todo o transporte e montagem da estrutura da competição. (Agência Brasil)