O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2021

Motoristas devem passar por testes toxicológicos

Ministério do Trabalho vai tornar obrigatório o exame a partir de março para contratação e demissão objetivo é identificar se o profissional consumiu algum tipo de droga ilícita / Por: Diário de S. Paulo 
A partir de março do ano que vem, motoristas que trabalham com transporte rodoviário de cargas e passageiros deverão fazer exame toxicológico no momento da contratação e do desligamento das empresas. 
A medida está prevista em portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
O objetivo é identificar se o profissional consumiu algum tipo de droga ilícita (maconha, cocaína, crack, anfetaminas e metanfetaminas) até 90 dias antes da coleta do exame. 
Pelos testes também será possível identificar o uso de remédios à base de morfina e codeína, além de medicamentos contra obesidade produzidos a partir de anfetaminas. 
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito, essas substâncias agem no sistema nervoso central do motorista, alterando a concentração, coordenação motora e a percepção, colocando em risco a própria vida, a dos passageiros e de outros motoristas. 
Já na primeira aplicação do teste, ficou comprovado que 34% dos caminhoneiros usam drogas. Cocaína foi a mais presente, em 73% dos casos. A anfetamina, conhecida como rebite, apareceu em 18%. O exame da queratina é feito com um fio de cabelo do motorista.
A regulamentação do teste obriga os laboratórios a entregar ao caminhoneiro um laudo detalhado em que conste a relação de substâncias testadas e seus respectivos resultados. A portaria ainda assegura o direito à contraprova. O resultado do exame é sigiloso. 
Segundo Ministério Público do Trabalho, os testes de queratina constataram que mais de 80% dos caminhoneiros usuários de cocaína possuem perfil de dependentes químicos. 
A Unicam (União Nacional dos Caminhoneiros) foi procurada para comentar os resultados, mas até o momento da publicação, não houve resposta.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas