O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Confira a lista dos maiores festivais da Baixada previstos para 2016 - Guia da Baixada

A força criativa da Baixada Fluminense pode ser percebida pelos seus festivais e manifestações semanais que acontecem em diversos pontos da região. Para mostrar o tamanho disso tudo, selecionamos os festivais que atraem públicos superiores a 2.000 pessoas com acesso gratuito. Além disso, separamos alguns nomes de festivais que você deve ficar atenta(o).
Junto dos festivais, reunimos alguns dos vários eventos de agenda fixa na Baixada, totalmente gratuitos, que podem agradar a todos os gostos. Divirta-se na Baixada Fluminense:

Janeiro – Beco Festival

O primeiro festival do ano, o Beco é uma block party (“festa da vizinhança” em tradução livre) que reúne festas da Baixada Fluminense e algumas do Rio de Janeiro, misturando diferentes tribos jovens fora do eixo mainstream da região. Sob o comando das festas Bazinga e BangBang, o Beco Festival tem Marcão Baixada como embaixador, dando um ar de “day-off” (“dia de descanso”, quando os artistas e produtores se juntam para realizar uma festa e se divertirem). A primeira edição atraiu mais de 2.000 pessoas e a previsão para o chamado #becodois é chegar na marca de 5.000.

Abril – Dia da Baixada

A data mais importante do ano na Baixada Fluminense é comemorada no dia 30. Diversas instituições se mobilizam com ações de vários tipos, para compôr uma grande agenda de atividades em toda a região. O Site da Baixada anualmente realiza uma ampla cobertura para seus leitores acompanharem tantos eventos simultâneos. No segundo semestre, o Forum Cultural da Baixada Fluminense agracia os realizadores destas ações durante a entrega do Prêmio Baixada.

Julho – Semana do Rock de Mesquita

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, a cidade de Mesquita recebe um festival formado por diversas bandas do gênero. O evento é produzido por diversos jovens produtores ligados à cena Rock n’roll tanto de Mesquita quanto de cidades vizinhas. Hoje faz parte do calendário oficial da cidade.

Setembro/Outubro – EncontrArte

O Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense chega ao seu 15° ano em 2016. Normalmente acontece entre setembro e outubro e seu edital, que é voltado para grupos de teatro de todo o Brasil e exterior, abre por volta de maio e junho. O Festival já experimentou diversos formatos com apresentações em praças, montagem de uma tenda na Via Light, apresentações em escolas e, claro, em teatros fechados como o Teatro Sesc de Nova Iguaçu e a Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Até a Vila Olímpica já recebeu espetáculos do festival, que atrai uma média de 2.500 pessoas por ano.

Novembro – Meeting Of Favela

O maior encontro de grafite voluntário do mundo acontece na Vila Operária (Duque de Caxias). Tradicionalmente realizado no último domingo do mês de novembro, o MOF completa o ciclo de 10 anos ao realizar sua 11a edição. Em 2015 foram mais de 2.000 artistas, que movimentaram mais de R$100.000,00 num único dia dentro da Vila Operária, gerando renda e deixando um legado artístico na comunidade. A ideia do MOF é reunir a comunidade e os artistas para um grande encontro que celebra a arte urbana e converge as expressões criativas dos guetos do mundo, principalmente da América Latina.

Festivais ainda sem data prevista

No último ano, a Baixada voltou a receber alguns festivais que haviam dado uma pausa na sua agenda ou não têm uma data fixa. Não poderíamos montar uma lista de grandes festivais para o público sem mencioná-los – e aguardar a confirmação das suas próximas edições.

Festival Roque Pense!

O 1º Circuito Rock de bandas com mulheres na Baixada Fluminense. As atividades do festival promovem uma cultura antissexista e leva muito rock para um público de 1.000 pessoas, atraídos por bandas de rock majoritariamente formadas por mulheres.

Iguacine

O Festival de Cinema de Nova Iguaçu chegou à sua quarta edição, que aconteceu no final de novembro de 2015. Com exibições em diversos pontos da cidade, incluindo uma praça, o festival traz cinema independente de graça para a população, com uma semana recheada de filmes. São cineastas de todo o Brasil e especialmente da Baixada selecionados para compôr a programação.

Extra: agenda fixa de eventos

Além dos grandes festivais para mais de duas mil pessoas, a Baixada conta com uma rede potente de eventos. Essa rede é fundamental para a articulação e realização de grandes culminâncias, além de manter viva a cultura de resistência na região.

Duque de Caxias: Cineclube Mate com Angu

Toda última quarta-feira do mês, o tradicionalíssimo Mate com Angu reúne sua turma para exibir filmes em sessões temáticas. Atualmente o Mate acontece na Lira de Ouro, em Duque de Caxias.

Nilópolis: Sarau Rua

Toda última sexta-feira do mês, na Praça dos Estudantes, ao lado da Prefeitura de Nilópolis, poetas de vários cantos se reúnem para declamar sua poesia. O RUA se tornou um movimento poético, mostrando que nem só de samba vive a terra da Beija-Flor.

Nova Iguaçu: Cineclube Buraco do Getúlio

Após ocupar um bar e um centro cultural, agora o Buraco ocupa a Praça dos Direitos Humanos, no Centro de Nova Iguaçu. São sessões temáticas, na maioria das vezes com uma pegada ativista.

Nova Iguaçu: Sarau Poetas Compulsivos

Todo primeiro sábado tem Poetas Compulsivos. O evento é organizado pela Hulle Brasil, marca criada por Dudu de Morro Agudo que é um dos fundadores do Movimento Enraizados.

São João de Meriti: Cineclube de Guerrilha

Todo mês tem Cineclube de Guerrilha em São João, com sessões trash que atraem artistas e intelectuais de diversos cantos da Baixada. O Cineclube acontece no Bar do Caramujo, Centro de São João de Meriti, a poucos minutos do Metrô.

Duque de Caxias: Coletivo FALA

Com um calendário próprio de ações, o FALA realiza diversas ações em Lote XV e arredores. Da mistura do rap com jazz aos encontros das bandas de rock, o grupo se une para promover eventos diferentes do dia-a-dia do interior da Baixada.
2o Sábado – Feira do troca troca
2o Domingo – Block Cult
3a Sexta – Rapfreejazz


Outros eventos não listados

Ao longo do ano atualizaremos a lista de eventos com agenda fixa. As rodas de rima serão abordadas numa matéria especial. Você pode acompanhar as datas da maioria deles acessando a agenda do Site da Baixada:


Toda quinta-feira o Site da Baixada envia a agenda do fim-de-semana para os seus leitores, clique aqui para se cadastrar e receber gratuitamente, caso ainda não tenha se cadastrado.
Wesley Brasil
wesley@sitedabaixada.com.br