INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ano letivo começa nas escolas da rede municipal de Caxias

Para um grande número de alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias o primeiro dia de aula é especial. É o momento de rever os colegas de turma e fazer novas amizades.  E nesta segunda-feira (15/2), teve início o ano letivo para cerca de 85 mil alunos, das 175 unidades da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental. Um crescimento de aproximadamente 12%, em comparação ao ano passado.
A diretora Maria Valéria terceira da esquerda para direita com parte da equipe pedagógia da unidade
O secretário de Educação, Marcos Villaça, destacou que este início de período letivo é de grande importância para alunos e professores. “O começo do ano letivo é sempre um tempo de renovação, um momento especial para as escolas que se enchem de vida e de alegria com o retorno de alunos, professores e funcionários. Este ano será ainda mais especial porque marca o começo da gestão democrática da rede municipal. Esperamos que a comunidade escolar se faça cada vez mais presente nas unidades, participando das decisões e fortalecendo a democracia. Estamos nos dedicando ao máximo para construirmos juntos um novo tempo na educação de Duque de Caxias”, afirmou. 
A professora Márcia da escola municipal Campos Elíseos no primeiro dia de aula da turma 601
“Nossos alunos estavam ansiosos para voltar à sala de aula. Muitos estiveram na unidade antes do Carnaval para saber quando começariam as aulas. Nossa escola é um espaço de relacionamento entre as crianças e jovens que não viam a hora de rever seus colegas e conhecer os novos. Muitos querem se destacar e ficar entre os melhores. Para isso estão querendo se ajustar já que a nossa unidade é muito organizada”, disse a diretora Maria Valéria Valle, da Escola Municipal Campos Elíseos, eleita no ano passado. A escola que no ano passado tinha 350 alunos começa o ano letivo com mais de 500 alunos.
 Segundo a diretora, o primeiro dia tem a finalidade de promover a relação interpessoal, de autoconfiança e conhecimento, além de criar um relacionamento de confiança e amizade entre alunos e professores.
A professora Márcia, da turma 601, disse que seus alunos estavam ansiosos para voltar ao convívio escolar. “Minha turma não está completa neste primeiro dia. Alguns alunos não comparecerem no primeiro dia, mas com certeza estarão aqui amanhã”, disse a educadora.
Muitos alunos da EM Campos Elíseos estavam ansiosos para rever os colegas de turma
Entre as alunas, Raquel Nascimento, de 12 anos, estava com atenção voltada para o quadro onde a professora Márcia anotou informações importantes para o bom desempenho das aulas. “Gosto muito de estudar e pretendo ser professora. Gosto muito de crianças e adoro essa profissão. Aguardei ansiosa por esse momento. Queria rever os amigos e colegas de escola e conhecer os que estão chegando este ano”, contou a estudante.