INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Blocos agitam a passarela do samba de Caxias

A noite desta segunda-feira (8/2), foi de muita disputa entre os cinco blocos de enredo que querem conquistar o título de campeão do carnaval de Duque de Caxias. O grande vencedor será conhecido nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na quadra da Grande Rio. O desfile foi aberto pelo rei Momo, André Drumond, que estava acompanhado da Rainha, Princesas (incluindo a trans) e do Cidadão Samba.
8391d4a1 4fae 4dc5 9b50 0e7c0ce1bae4
O secretário de Cultura e Turismo do município, André Oliveira, destacou que trazer o carnaval para o Centro, era motivo de orgulho para a população e um desejo do prefeito Alexandre Cardoso, que atendeu à solicitação da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC) organizadora da festa.
 O público que lotou as arquibancadas vibrou com a passagem dos blocos. O primeiro a desfilar foi o Império do Gramacho, que apresentou o enredo “ Brasil Festeiro”. Em seguida foi a vez da Unidos da Laureano, que homenageou o presidente do Cacique de Ramos, com o tema “ Bira presidente. O Cacique maior da tribo do samba”.
25c425b1 9017 441c 9ae7 9ead142c60e7
Terceiro bloco a entrar na avenida, a Esperança de Nova Campinas teve como enredo “ Grande Otello- talento em verde e branco”.
Luxo marca final do desfile
Os dois últimos blocos, o do China e Flor da Primavera, não pouparam recursos para conquistar as notas necessárias dos jurados e, consequentemente conquistar o título, que atualmente é da agremiação do segundo distrito.
7159dfec 21c7 4e8e 95ed edba83e5d505
Tendo como tema a escola de samba Grande Rio, o bloco do China apresentou fantasias luxuosas, grandes carros alegóricos e a bateria dando a famosa “paradinha”, que levantou ainda o público nas arquibancadas, que cantou o samba.
31f978e2 62c7 47ef a2c0 aec9b3399609
Fechando a noite, a Flor da Primavera também não fez por menos, e levou o luxo para a passarela do samba. Com tema afro, Igbé Omnira, um grito de liberdade”, o bloco do segundo distrito, atual campeão do carnaval caxiense mostrou um desfile impecável. Tornando a disputa ainda mais difícil.
7768ea4a dde2 4d41 97f6 3993adc1e3d5
Na Praça do Pacificador muitas famílias aproveitaram para acompanhar o desfile, como Elaine Fonseca, moradora do Centro, que se divertiu com a filha Sofia de 4 anos e a sobrinha Jeniffer, de 2 e os pais Wanderley e Vera. “Boa iniciativa dos organizadores. Este ano, os moradores estão podendo se divertir perto de casa e com total segurança”, frisou a dona de casa.
c4f4eeda bd10 400d bba2 4b4c2f0ab22d
Próximo à concentração dos blocos, Álvaro Matos e a esposa Carmem disseram que saíram de Saracuruna, no segundo distrito para assistir ao desfile de blocos. “O carnaval no centro da cidade ficou mais longe da minha casa, mas como gosto de curtir a folia valeu a pena”, disse Álvaro que também gostou das alegorias das agremiações.
90559bda 3173 4a12 a9d4 8fdd9e5733da

Terreirão tem baile popular
A festa não ficou somente na Avenida Governador Leonel Brizola, onde os blocos de enredos desfilavam. No Terreirão do Samba, uma multidão aproveitou o baile popular. Ao som de sucessos de carnavais passados, as pessoas dançaram e cantaram.
bc0061e7 49c6 40f8 94e0 0682157f5709
O baile agradou também aos pequenos comerciantes que montaram barracas na Praça do Pacificador. O movimento durante os dias de folia foi considerado bom. Como garante Dona Dora, que colocou toda a família para ajudar em sua barraca, além de contratar vizinhos. “A volta do Carnaval para o centro foi maravilhosa. As pessoas estão se divertindo e gastando nas barracas. Durante esses dias recebi fregueses conhecidos e fiz novas amizades”, disse a barraqueira.
Promovido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), em parceria com a iniciativa privada o “Carnaval da Parceria para sua Alegria”, conta com apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo e de outros órgãos. Para infraestrutura foram mobilizadas as secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Ações Institucionais e Comunicação; e Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico, distribuição de preservativos e limpeza da área do evento. A segurança está a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.