INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Carnaval é aberto oficialmente em Duque de Caxias

A folia começou em Duque de Caxias. Nesta sexta-feira (5/2), o prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e do vice Laury Villar, entregou a chave da cidade ao rei Momo André Drumond e toda sua Corte formada pela rainha Thayna Gonçalves dos Santos, a princesa Luciene Santinha, a princesa trans Marcelly Morena e o cidadão do samba, Sérgio Lourenço. A cerimônia aconteceu no palco externo do teatro municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, e reuniu o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira; o ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; o presidente da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), Inocêncio Barbosa; e vereadores.
c7f734f6 35bc 4ea9 9344 df8f5507b949
“É importante que revivamos as festas de rua, que possamos dar a valorização que elas merecem. O que estamos vendo aqui é o sonho da festa voltar a Caxias (Centro) e na terça-feira (9/2), depois de 15 anos, a escola do nosso coração vai desfilar aqui. Não pode a escola que é de Caxias não desfilar em sua cidade. Por isso, vamos fazer um bom carnaval, com muito amor, carinho, samba e, principalmente, amor por essa cidade” destacou o prefeito Alexandre Cardoso.
05734dc8 dd0c 45fc a5a1 4775ff6df517
A noite começou embalada por sambas e marchinhas clássicas no Baile da Cidade Duque de Caxias, com apresentações da banda Lira de Ouro. Após receber a chave da cidade das mãos do prefeito, a Corte Momesca deu as boas-vindas ao carnaval com muito samba no pé. Fechando a noite, foi a vez do bloco Alegria do Centenário assumir o palco e empolgar o público que tomou conta da Praça do Pacificador nesse primeiro dia de festa.
08331602 abad 42f6 af06 8bf34be19fb4
O secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira, comemorou a volta dos festejos ao centro da cidade. “É com muita satisfação que estamos trazendo o carnaval de volta para o centro após muito tempo longe. Essa era uma reivindicação antiga e que hoje estamos podendo atender. E o mais importante, que vale ressaltar, é que a Prefeitura não está gastando um centavo do dinheiro público. Essa é uma festa que faz parte da nossa cultura, gera emprego e renda e não poderíamos deixar de realizar”, afirmou.
776a3686 5afe 458d bd40 8e64fa29a164
Realizado pela ACDUC, o “Carnaval da Parceria para sua Alegria” ganhou esse nome pela participação da iniciativa privada, que viabilizou a realização da festa esse ano. Responsável apenas pela infraestrutura, a Prefeitura está presente com serviços das secretarias municipais de Cultura e Turismo; Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Ações Institucionais e Comunicação; e Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico, distribuição de preservativos e limpeza da área do evento. A segurança da folia está a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.
df568e86 0eaf 45f7 9a71 1edb130fa117
O folião que quiser participar de algum dia da folia deverá ficar atento às mudanças no trânsito. Todos os dias, a partir deste sábado (6/2) até terça-feira (9), às 16 horas, a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola será interditada ao tráfego de veículos entre a Avenida Dr. Manoel Telles e Rua Nunes Alves. O trânsito será desviado para Avenida Dr. Plínio Casado, que passará a ser mão dupla.
Monitoramento da festa
Um equipamento que chamou a atenção de quem passava pela Praça do Pacificador nesse primeiro dia de carnaval foi o micro-ônibus adaptado para servir de posto de comando e controle das equipes da secretaria municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança em operações do programa “Crack é Possível Vencer” e eventos de grande porte realizados na cidade. Adquirido em julho do ano passado, juntamente com mais nove veículos (outro micro-ônibus; quatro veículos de passeios e quatro motocicletas), o equipamento é dotado de wi-fi, câmeras de monitoramento e televisores.
0ecc504e 565c 42d6 b174 ec1567fde6cc
Segundo o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI/M), coronel PM Renan Gomes de Oliveira, o modelo de utilização implantado por Duque de Caxias é referência para o ‘Programa Crack É possível Vencer’. “Essa é uma ferramenta que nos ajuda muito em eventos como esse”, garantiu.
Dois foliões foram convidados pelo prefeito Alexandre Cardoso para conhecer melhor o funcionamento no interior do micro-ônibus. Marcondes da Silveira Martins, de 40 anos, e Denis Soares, 35, ficaram impressionados com a estrutura, não só do ônibus como também da festa de carnaval.
“Achei um projeto muito bom, pois nos dá uma sensação maior de segurança. Na verdade, toda festa está muito boa. Carnaval tem que ser assim, na paz e com muita alegria. Estão todos de parabéns pelo belo trabalho”, elogiou Marcondes, morador de Itatiaia.
O carnaval em Duque de Caxias continua neste sábado (6/2), a partir das 20 horas, com desfile dos blocos Plante Uma Muda e Raiz de Verdade- Passarela do Samba e shows de Priscila Almeida e Banda Galáticos.
Confira a programação completa
6/2(Sábado)
20h- Desfile dos blocos Plante Uma Muda e Raiz de Verdade- Passarela do Samba
Local: Avenida Governador Leonel Brizola (Centro)
22h-Priscila Almeida e Banda Galáticos
Local: Palco externo do Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador- terreirão do samba)
7/2 (Domingo)
16h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias- Matinê - Baile Infantil com a Banda Charanga do Caneco.
20h - Desfile dos blocos Imalê Ifé e Boi Guerreiro de Campos Elísios.
Local: Avenida Governador Leonel Brizola
22h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Marcelo Sá e Banda Panorama
8/2 (Segunda-feira)
20h-Desfile dos blocos
1- GRBC Império do Gramacho
2- GRBC Unidos do Laureano
3- GRBC Esperança de Nova Campinas
4- GRBC do China
5- GRBC Flor da Primavera
9/2 (Terça-feira)
21h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Banda Nosso Perfil
22h- Passarela do Samba - Ojuobá Axé
23h- GRES Acadêmicos do Grande Rio
Carnaval é aberto oficialmente em Duque de Caxias