O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Patinadores usam redes sociais para marcar encontros e se esbaldar na Baixada Fluminense

Andar de patins nunca foi tão divertido para um grupo de amigos de Duque de Caxias. Pelo menos três vezes por semana, cerca de 25 pessoas se reúnem em plena Praça do Pacificador, no Centro da cidade, para se jogar nas manobras sobre rodas — e nos tombos, às vezes inevitáveis. O amplo espaço a céu aberto, o piso liso e as possibilidades de movimentos numa rampa são os principais atrativos, que fazem do local o novo point dos patinadores da Baixada.
Grupo se reúne às quartas, sextas e sábados em Caxias
Grupo se reúne às quartas, sextas e sábados em Caxias 
Foto: Cléber Júnior / Extra
— Eu fiquei uns seis meses patinando pelas ruas de Caxias sozinho, até que tive a ideia de criar um grupo no Facebook. Foi a partir daí que surgiu o “Gente que patina”. Hoje já são mais de cem patinadores. Tem gente que está deixando de ir para o Parque dos Patins (na Lagoa, Zona Sul do Rio) para vir para cá — afirma Sidney Sheldon, de 35 anos.
O “Gente que patina” foi criado por ele em novembro de 2014, e vem crescendo a cada ano. No ano passado, por exemplo, o grupo lotou a principal praça de Caxias com um roller dance, uma festa para dançar sobre rodas. A próxima edição dessa boate a céu aberto deve acontecer no mês que vem, e a expectativa de público é de 200 pessoas.
Gente que patina foi formado em 2014
Gente que patina foi formado em 2014 
Foto: Cléber Júnior / Extra
Sheldon quer ainda montar uma sede própria do grupo para poder ensinar as manobras do esporte a crianças carentes.
— O patins é viciante. Se a gente ensina a alguns jovens, tenho certeza de que eles vão sair da rua — aposta o patinador.
Sidney Sheldom faz manobras na praça
Sidney Sheldom faz manobras na praça 
Foto: Cléber Júnior / Extra
Os interessados em entrar para o “Gente que patina” podem ir à Praça do Pacificador às quartas, sextas-feiras e sábados, a partir das 19h:
— A gente também ensina quem quer aprender. Basta ter os patins.