O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2016

Duque de Caxias se inscreve para o Mayors Challenge 2016 – América Latina e Caribe

A Prefeitura de Duque de Caxias aceitou o desafio proposto pelo ex-prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, às cidades da América Latina e Caribe, e se inscreveu para a edição do Mayors Challenge 2016. O município participará da competição com projeto de mapeamento digital colaborativo (Caxias CoMap), elaborado a partir da ideia da Gerência de Planejamento Urbano (GPU). Os finalistas serão conhecidos em junho e participarão de um workshop global no mês seguinte, tendo cerca de dois meses para entregar uma versão revista de suas propostas. O anúncio dos vencedores ocorrerá no final do ano, com prêmio em dinheiro para os cinco primeiros colocados.
Criada pelo prefeito Alexandre Cardoso como parte de sua plataforma de governo estruturante, a GPU manteve constante contato com líderes comunitários e representantes da sociedade civil e constatou algumas fragilidades do município, dentre as quais, a falta de identidade cultural e territorial do cidadão. Com base nesse dado e colaboração das secretarias municipais Governo; Ações Institucionais e Comunicação; Assistência Social e Direitos Humanos; Controle Interno; Educação; Trabalho, Emprego e Renda e Desenvolvimento Econômico; e Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, lançou a ideia de realizar um mapeamento digital colaborativo de Duque de Caxias, chamado Caxias CoMap, no qual órgãos públicos e sociedade civil poderão compartilhar informações dos mais variados tipos em um Sistema de Informações Geográficas.
O propósito da ferramenta é o engajamento e a disseminação de informação para todos os cidadãos através de aplicativos para computadores e celulares, e totens espalhados pelos quatro distritos, além de um amplo projeto de inclusão digital nas escolas municipais, oferecendo recursos de ensino-aprendizado modernos e que trabalham a realidade do município, desenvolvendo e multiplicando desde cedo a identidade local.
Mayor Challenge 2016
A Bloomberg Philantropies, entidade filantrópica do americano Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque, que possui diversas campanhas e programas de auxílio a governos e ONGs pelo mundo, lançou este ano a terceira edição do Mayors Challenge. A ideia do projeto é encorajar cidades a gerarem ideias novas e ambiciosas para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos habitantes – ideias com potencial de propagação para outras cidades com desafios semelhantes.
Após ser realizado com sucesso nos Estados Unidos (2013) e Europa (2014), a competição chega à América Latina e Caribe com 363 cidades inscritas entre as 900 aptas a participar – o critério é que tenham mais de 100 mil habitantes. No Brasil, entre as 300 possíveis candidatas, 107 se inscreveram, entre elas Duque de Caxias.
Passado o período de inscrição, serão selecionadas 20 cidades finalistas. Em julho, as equipes de cada uma destas cidades participarão do Ideas Camp da Bloomberg, uma reunião de dois dias, em que experts de inovação e outras cidades irão ajudar os finalistas a refinarem suas ideias. Os cinco vencedores serão conhecidos no final do ano. O primeiro lugar ganha cinco milhões de dólares e os demais, um milhão, para ajudá-los a colocar em prática a ideia e participar de uma rede de inovações para obter inspiração e apoio.