O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

UFRJ inaugura exposição sobre prevenção do câncer na Baixada Fluminense - Jornal O Globo

As tatuagens podem favorecer o desenvolvimento de um câncer? As escovas progressivas são realmente um fator de risco da doença? As redes wi-fi podem contribuir para o aparecimento de um tumor? Essas são algumas perguntas que serão respondidas na exposição “Saudável Mente”, que será inaugurada no próximo dia 28, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Organizada pelo programa de Oncobiologia da UFRJ, em parceria com o Museu Ciência e Vida e a Fundação do Câncer, a exposição é voltada para o público jovem e também é acessível a cegos e surdos, através de audiodiscrição e Libras.
A exposição traz, de uma forma lúdica, informações de como se prevenir contra a doença. A expografia foi montanda em uma planta baixa de uma casa imaginária, onde os personagens Thiago e Mila discutem vários aspectos sobre fatores de risco associados ao câncer. Muito se diz sobre o que pode favorecer o desenvolvimento de um câncer. Algumas coisas são mitos, outras são verdades científicas. E para conferir o que é mito ou verdade, basta passear pela casa da Mila e descobrir. Quem for, ainda levará de brinde um gibi com as histórias do casal.
O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Talvez, por isso, 70% da população associe a doença a dor, morte e sofrimento e, diante do medo, evite fazer exames ou ir ao médico, com receio de descobrir um tumor. A maioria dos jovens acredita que a doença atinge mais os idosos e, por isso, não se preocupa em adotar hábitos saudáveis. Mas é exatamente nessa fase da vida que costumes simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado podem contribuir para evitar doenças no futuro.
A exposição “Saudável Mente” fica em cartaz de terças a sextas-feiras, das 9h às 16h30m. O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa s/n, no bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Outras informações podem ser obtidas no telefone 2671-7797.a