INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS
O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

VOCÊ É O VISITANTE

Translate

Edição de Junlo / 2018

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Leia Também

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Encontro de Folia de Reis celebrou o Dia Municipal do Folião

Uma das manifestações culturais religiosas mais importantes do país teve seu momento festivo folclórico neste domingo (15/05) em Duque de Caxias com a realização do"Encontro de Folia de Reis" promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento comemorativo ao Dia Municipal de Folião de Reis, foi realizado pelo segundo ano consecutivo, contando com uma programação diversificada que incluiu benção ás folias e as bandeiras na Catedral de Santo Antônio, Cortejo até a Praça do Pacificador, além da apresentação das folias. Tudo com as tradicionais roupas coloridas, máscaras e os instrumentos musicais.
O secretário André Oliveira camisa listrada destacou a importância cultural das folias de reis
“É a continuidade e a manutenção da tradição da Folia de Reis em nossa cidade. Uma manifestação cultural popular muito importante. Temos folia em Duque de Caxias com mais de 100 anos”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira, ao lado do dirigente do Ministério da Cultura (Minc/RJ), Adair Rocha.
Apresentação na Praça do pacificador
A folia de reis é praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos em sua saga de homenagens há Jesus Cristo. O padre Renato Gentili da Catedral de Santo Antônio abençoou as folias participantes: Flor do Oriente e Flor de Primavera. Após o cortejo as duas folias se apresentaram na Praça do Pacificador, que contou ainda com a presença convidada da Folia de Reis do Morro da Formiga, da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. As apresentações atraíram as atenções e curiosidade dos caxienses presentes no Centro.
Folias na Catedral de Santos Antônio
“Folia de Reis é a minha vida há 50 anos. Nossa folia tem 145 anos de história. Apesar da dificuldade na manutenção, devido à falta de apoio e patrocinadores, eventos como este fortalecem a importância da cultura histórica da Folia Reis, e a fundamental este apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura”, afirmou Leonor Moraes, de 50 anos, presidente da Folia Flor do Oriente.  
Encontro de Folia de Reis celebrou o Dia Municipal do Folião