O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2021

Leptospirose / por Solange Lima


Devido a grande quantidade de chuvas nesse período e as inundações recorrentes, é necessário que haja 
maiores cuidados por parte da população em relação à Leptospirose. A Leptospirose é uma doença infecciosa bacteriana, causada pela bactéria Leptospira interrogans. É uma zoonose e acomete roedores e outros mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas. Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos (Ou seja, são portadores da bactéria, mas não apresentam sintomas da doença).
O principal responsável pela transmissão da doença em humanos é o rato de esgoto (Rattus novergicus). 
A leptospira interrogans é eliminada junto com a urina desse roedor e sobrevive no solo úmido ou na água, penetra na pele e nas mucosas como olhos, nariz, boca. A presença de ferimentos facilita a contaminação através da pele, mas pode ocorrer através da pele sem lesão quando a exposição é prolongada, a contaminação pode se dar também através de água contaminada. Porém a maior parte das infecções ocorre através do contato com águas de enchentes contaminadas por urina de ratos, inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada e as consequentes inundações são condições 
favoráveis à contaminação.
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, e dores pelo corpo, especialmente na panturrilha. Nos casos mais graves, também podem ocorrer o amarelamento da pele e dos olhos.
Os primeiros sintomas podem aparecer logo no dia seguinte ao contato com a urina contaminada, ou podem demorar um mês para surgir. Geralmente, eles começam a aparecer de uma a duas semanas depois da exposição à situação de risco. Se houver contato com a água ou a lama da enchente, ou ingestão de alimentos suspeitos, é importante ficar atento ao aparecimento de sintomas por pelo menos 40 dias, prazo máximo para o surgimento de sinais da doença.

Cuidados básicos para evitar a contaminação:
Evitar o contato com a água e a lama das enchentes ou esgoto. Impeça que criançasnadem ou brinquem nesses locais que podem estar contaminados com a urina de roedores.
Após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local, sempre usando botas de borracha e luvas.
Para evitar a contaminação é necessário que os rios estejam limpos, sem o acúmulo de inservíveis que ajudam no assoreamento e consequentemente causam enchentes.
Os alimentos devem ser bem armazenados.
Retirar ração dos animais domésticos à noite.
Não acumular objetos sem uso no quintal.
O lixo deve ser colocado para fora no dia da coleta.
Evite limpar esgotos, cisternas, entrar em charcos sem a proteção necessária (Botas de borracha, luvas, calça comprida).

Fonte:
http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html
https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-leptospirose-sintomas-cura-tratamento-
http://www.brasil.gov.br/saude/2012/01/ministerio-da-saude-alerta-sobre-riscos-de-
leptospiroseprevencao-e-mais/#sintomas-leptospirose