O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Eu ainda consigo ver pessoas alegres com a chegada do Carnaval

Eu não fico mais alegre com a chegada das festas de Momo, muito pelo contrário, sempre que o Carnaval vem chegando eu vou ficando cada vez mais acanhado.
Eu ficava (em outras épocas) feliz com a chegada do Carnaval, agora, não mais.
Na minha cabeça o Carnaval acabou no ano de 1949, de lá pra cá, estamos só enterrando o que sobrou da folia.
Muitas transformações, muitas mexidas, muitas coisas tradicionais foram banidas da festa e o Carnaval acabou perdendo suas características, lamentável.
O Carnaval foi modificado na sua base, justamente onde era pra ser preservado. Não sou contra a modernidade, mas o Carnaval para ser Carnaval, precisaria que os seus fundamentos, sua base, sua essência fosse respeitada e preservada, mas não foi isso o que aconteceu, acabaram com o Carnaval e automaticamente acabaram também com os seus foliões.
Em se acabando com o Carnaval e seus foliões se acabaram também com os sonhos, as fantasias, liberdade, vontade de cantar e sambar três dias sem parar. Ninguém mais quer ser rei ou rainha, palhaço ou colombina, capitão ou pirata, tudo perdeu a graça, o Carnaval perdeu o seu encanto e seus verdadeiros foliões também foram morrendo de saudade, tédio, tristeza, melancolia, tudo isso em pleno Carnaval.
Eu pergunto: cadê os confetes e serpentinas? Cadê as crianças fantasiadas? Cadê os jovens vestidos de heróis ou de príncipes? E as músicas de Carnaval? E as marchinhas, frevos, sambas? Tudo isso acabou!
Eu tenho lembrança do Prefeito entregando a chave da Cidade ao Rei Momo, coretos, blocos de sujo, desfile de fantasias e de uma gente tão animada que dava gosto de ver quando chegava o Carnaval. Era muita alegria, muita disposição para arrumar a banda ou a bateria e todos sorriam, todos brincavam, todos gostavam de Carnaval. Brincavam pelas ruas, avenidas, clubes, praças.
Hoje, o que tenho do verdadeiro Carnaval está na minha lembrança.
O Carnaval acabou e bota tempo nisso. Infelizmente!