Os taxistas que atuam em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, devem agendar, a partir da próxima segunda-feira (15), a verificação metrológica obrigatória. O prazo termina em 26 de junho.
Conforme informou o Bom Dia Rio, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) iniciou esta semana o período de atualização das tarifas dos táxis convencionais do município. Com isso, os taxistas estão atualizando a tarifa dos taxímetros junto às oficinas credenciadas pelo instituto.
Após a atualização dos taxímetros, os taxistas permissionários deverão consultar o sitewww.ipem.rj.gov.br para agendar a verificação metrológica obrigatória e e emitir a Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 37,50.
O taxista autuado por trafegar sem a verificação metrológica no prazo estabelecido pode sofrer multas a partir de R$ 500.
O IPEM-RJ pede aos taxistas que apresentem, no ato da verificação, todos os documentos solicitados para que não haja atraso no serviço. Confira abaixo a relação da documentação exigida.
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo junto ao DETRAN
- Carteira de Habilitação do taxista
- Certificado de segurança veicular
- Comprovante de Residência
- Certificado da última verificação do taxímetro
- GRU quitada e cartão de permissionário junto a Secretaria Municipal de Transporte
- Comprovante do agendamento