O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Democracia ou bagunça?

Democracia ou bagunça?

A maioria da população gosta de provocar confusão ao tentar transformar a democracia numa bagunça.
A democracia é desrespeitada pela maioria da população desse país, se o sujeito puder levar vantagem aqui e ali, não se preocupem porque isso vai acontecer, é só amolecer a fiscalização.
Digo isso porque as pessoas se aproveitam dessa falta de fiscalização, se aproveitam da falta de uma fiscalização mais rígida, uma fiscalização correta dentro da lei para se aproveitar da situação deixando de tirar, por exemplo, uma simples autorização para trabalhar como ambulante, camelô, pela cidade.
Não importa se você vai vender numa barraquinha lanches, frutas, roupas, seja lá o que for, eu pergunto: por que o ambulante não providencia a documentação necessária e passa a trabalhar de maneira legal?
Vejam: a dona Maria colheu lá na sua horta algumas frutas, alface, tomates e precisa vender esses artigos na feira do seu bairro, por que então, não providencia uma licença junto a prefeitura para evitar uma série de transtornos?
Outra coisa: por que a maioria da população não tem a sua documentação regularizada? 
É outra coisa que não dá para entender, nos dias atuais, o cidadão andar praticamente sem a sua documentação atualizada. Vejam os casos dos CPFs desatualizados de uma grande parte desses informais que ficam impossibilitados de receber um auxílio do governo para as suas despesas em época de pandemia. Muitos não estão recebendo esse auxílio, simplesmente, porque não estão com os seus documentos atualizados, depois ainda querem culpar o governo.
Alguém talvez esteja perguntando: mas, por que a população age dessa maneira?
Se por um lado temos uma população desleixada é porque do outro lado não temos uma fiscalização séria, honesta e com conhecimento de causa. Uma fiscalização com esse perfil é danosa para qualquer município, qualquer estado, qualquer país.
E vejam mais até onde vai essa bagunça: traficantes e ou milicianos se apoderando de transporte público, venda de gás, TV a Cabo, construção civil, segurança e uma penca de coisas que nem podemos imaginar. Fora o tráfico de armas, drogas, prostituição.
O curioso é que quem paga tudo isso é o trabalhador, em muitos casos porque não tem outra alternativa. Então eu pergunto mais uma vez: é ou não é a falta de uma fiscalização séria, honesta e com conhecimento de causa?
Repito: se o governo não tem autoridade moral, automaticamente perde os direitos e a tendência é a população bagunçar o que eles chamam de democracia.