O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2020

O que foi que aconteceu com as nossas famílias?

Eu me lembro dos tempos em que aos domingos todos se reuniam para aquele almoço que era pensado, preparado desde quinta-feira. Todas as providências eram tomadas para que nada faltasse. Tudo era feito com muito cuidado, muita calma, até chegar o grande dia - o domingo.
E logo cedo (no domingo) os filhos iam chegando com os netos, mais tarde um pouquinho os sobrinhos, primos e derrepente a casa já estava cheia. Muita gente, muitas crianças, muitas bolsas, carrinhos de bebê, uns traziam até cães e outros, gatos. A casa virava um verdadeiro alvoroço com a criançada correndo e gritando e os pais em cima tentando controlar e ao mesmo tempo em que as mulheres discutiam a receita os homens se reuniam para jogar um buraco.
Os avós, os anfitriões, vibravam com aquela confusão. Não perdiam a mão dos afazeres e ao mesmo tempo tudo era alegria era felicidade porque ali estava reunida a família, parentes e amigos para aquele grande almoço de domingo.
Era tanta felicidade, tanta alegria por aquele momento que penso que um único dia seria pouco, mas não, era o suficiente para ficar com gostinho de quero mais no próximo domingo.
Durante a semana, acontecece o que acontecece, todas as expectativas eram voltados para o grande almoço de domingo da família.
Era uma reunião sagrada, respeitada por todos. A maior confraternização é quando toda família, parentes e amigos estão juntos num almoço de domingo. Não importava se era domingo de Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, não importava, bastava ser domingo e pronto, lá estavam todos reunidos para mais um grande almoço.
Hoje sinto saudades desses tempos. Hoje não vejo mais isso acontecer, não percebo isso como rotina na vida das famílias atuais. Por que será? Por que mudamos tanto? Por que não temos mais o prazer de reunir familiares, parentes e amigos para um grande almoço de domingo?
Por isso que eu pergunto: o que foi que aconteceu com as nossas famílias?
Por que estamos tão distantes, tão sozinhos se estamos todos aí, vivos e com saúde?
Eu só sei que recordo com grande saudade aqueles grandes almoços de família aos domingos.
E você?