Aquele que se interessar pelo turismo em Duque de Caxias terá muitas dificuldades para encontrar os seus principais pontos, dias de acesso, que tipo de transporte poderá utilizar, que tipo de alimentação encontrará e outras informações necessárias.
Penso que deveríamos ter no site da Prefeitura um link escrito "TURISMO"...
Em acessando (esse link) tomaríamos conhecimento de todos os pontos turísticos da cidade. Quantas igrejas históricas, museus, bibliotecas, teatros, saberíamos tudo sobre a fauna e a flora do município, encontraríamos tudo vezes tudo sobre o turismo e os seus principais aspectos.
O turismo é educação, arte, cultura, emprego, renda e na cidade de Duque de Caxias o turismo é muito pouco trabalhado, muito pouco divulgado e muito pouco promovido.
A cidade precisa de uma campanha a favor do turismo e essa campanha deveria começar em apresentar Duque de Caxias aos seus próprios moradores, esse deveria ser o primeiro passo para incrementar o turismo no município.
Duque de Caxias precisa muito desse setor funcionando como manda o figurino, com certeza, geraria direta e indiretamente muitos empregos, principalmente para a população local que carece bastante.
O turismo em Duque de Caxias (se bem trabalhado) através de livros, sites, passeios regulares com todas as informações necessárias, além do público local, atrairá turistas de todo o Estado do Rio de Janeiro e turistas de todo o Brasil.
Duque de Caxias tem história, tem monumentos, matas, rios, cachoeiras, grandes festas, moda, gastronomia, esportes radicais e tudo mais que é necessário para o desenvolvimento do turismo... Isso sem falar que o município tem dois Clubes de Futebol profissional que disputam o Campeonato Carioca e uma Escola de Samba que desfila no Grupo Especial do Rio de Janeiro e mais uma série de Blocos de Enredo também com muitas histórias.
Vejam, estamos falando de maneira superficial sobre o turismo no Município de Duque de Caxias, falando sem o aprofundamento que a matéria exige...
Em Duque de Caxias temos até um Conselho Municipal de Turismo, então, pelo visto, não há razão nenhuma para o não-desenvolvimento desse setor na cidade, certo?