O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

Campinarte Educação / Prova Caxias: compromisso ético com a escola de qualidade


O processo avaliativo da Educação requer instrumentos qualitativos e quantitativos que orientem as ações da gestão e dos profissionais da educação. A Prova Caxias, assim como a Prova Brasil, é um instrumento necessário, porém, não suficiente, para compreender a realidade das nossas escolas. Aqueles que considerarem apenas a Prova Caxias ou a Prova Brasil como dados finais de avaliação, estão cometendo equívocos graves. No entanto, aqueles que negarem a Prova Caxias estarão cometendo outro erro, tão ou mais grave, pois renunciam a instrumentos próprios e necessários de avaliação institucional.
A Prova Caxias, a Prova Brasil e o IDEB são considerados, pela SME, como parte do processo avaliativo, que devem incorporar instrumentos qualitativos, ajudando a diagnosticar a realidade diversificada das nossas escolas, levando-se em conta a qualificação profissional, o contexto social dos alunos, infraestrutura material e qualidade dos processos pedagógicos desenvolvidos.