INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Democracia?

Aristóteles argumentava, afirma o livro A History of Political Theory (História da Teoria Política), que "quanto mais democrática se torna uma democracia, mais esta tende a ser governada por uma populaça, . . . degenera[ndo-se] em tirania".

Na teoria, democracia é o governo do povo, exercido quer diretamente, quer através de representantes eleitos. No fundo a democracia é uma forma de governo que pode ser defendida racionalmente, não como boa, mas como menos ruim do que qualquer outra.
A democracia que aí está sendo praticada possui várias deficiências. Em primeiro lugar, para ter êxito, as pessoas precisariam estar dispostas a colocar o bem-estar da maioria à frente de seus próprios interesses. E não é isso o que se vê. Outra coisa: a ignorância e a incompetência dos políticos - A Maldição Especial Das Democracias. Muitos políticos profissionais lamentam que seja tão difícil achar pessoas habilitadas e talentosas para servir no governo. Até mesmo autoridades eleitas podem ser pouco mais do que políticos amadores. E na era da televisão, a boa aparência ou o carisma dum candidato podem granjear-lhe votos que suas habilidades administrativas jamais lhe granjeariam.
Por esses e por numerosos outros motivos, essa nossa democracia dificilmente pode ser chamada de governo ideal. Henry Miller, escritor americano, foi rude, porém exato, quando satirizou: "Os cegos conduzem os cegos. Esse é o método democrático." Resumo: estamos vivendo um falso estado democrático e se não começarmos uma reação imediatamente pagaremos muito caro pela nossa omissão. Ou você vai querer viver o resto da vida sendo tratado como se tivesse cara de palhaço, assim como eu?