O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2015

Festival Pedrada Ecocultural traz dezenas de atrações para a Praça da Pedreira, em Caxias

No princípio, o que era apenas um evento para começar um processo de revitalização de uma praça acabou se transformando em um festival com dezenas de atrações culturais ao ar livre – o Festival Pedrada Ecocultural, que acontece das 10h às 22h do próximo sábado, dia 27 de junho, em Caxias.
A praça em questão é a João Lazaroni, conhecida na região como a Praça da Pedreira, que fica em um dos pontos altos do primeiro distrito e é uma das maiores praças do bairro 25 de Agosto.
O evento também foi pensado como uma homenagem ao cantor e compositor Chiquinho Maciel, uma das grandes referências culturais da cidade, falecido no mês passado.
Segundo Clara de Deus, uma das organizadoras do Festival, o dia contará com diversas atividades culturais, ambientais e ecológicas. “Os espaços públicos coletivos pertencem à sociedade e devem ter vida, arte, poesia, canto, saúde e suas histórias de amor”, diz a produtora e atriz. “Precisamos revitalizar esta praça e a Cultura pode ser a ponta de lança para isso”, arremata Clara, que também uma das articuladoras de um abaixo-assinado que circula na Internet pedindo a revitalização da Praça da Pedreira, que conta com apoio dos moradores do entorno.
Sobre a homenagem ao artista Chiquinho Maciel, Clara de Deus esclarece que a ideia era prestar essa homenagem com ele ainda em vida, o que infelizmente não pôde acontecer, mas que agora a responsabilidade e a importância desse tributo aumentaram, pois Chiquinho era uma figura muito querida na cidade.
O Festival vai contar com palestras, oficinas, grafiti, pintura, poesia, fotografia, quadrinhos, espetáculos de dança, plantio de mudas, biblioteca itinerante, exibição de filmes e muitos shows musicais, reunindo diversos artistas, coletivos e agitadores culturais da cidade. A programação completa pode ser consultada na página do evento na rede social Facebook https://www.facebook.com/events/1643447292541866/
SERVIÇO:
Festival Pedrada EcoCultural - Revitalização da Praça da Pedreira e Homenagem ao Artista Chiquinho Maciel
Dia 27/06/15, de 10h às 22h.
Endereço: Praça João Lazaroni, rua Tarce de Freitas, s/nº, na 25 de Agosto
Evento ao ar livre.