O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mês do Alzheimer conta com 150 ações pelo Brasil para conscientizar a população sobre a doença

$alttext
Campanha da ABRAz em parceria com o Aché chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, direitos e cuidados com pacientes; Rio de Janeiro recebe diversas ações de educação para saúde
Rio de Janeiro - A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), em parceria com o Aché, promove em setembro o mês do Alzheimer para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce. No Rio de Janeiro, haverá diversas atividades educativas, até outubro, como cursos, palestras e simpósio sobre a doença (programação completa abaixo). No total, serão 150 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua. Hoje, estima-se que 45 milhões de pessoas sejam impactadas pela doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil.
“As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença deAlzheimer no país e para os direitos dos doentes. É fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.
Em 2015, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo uma média de quatro mil familiares por mês. “Queremos desmistificar preconceitos, concluir sugestões para o Plano de Demências no Brasil, propor sua publicação e divulgá-lo na sociedade deforma ampla e eficiente. Por isso, esperamos obter recursos e ampliar as unidades de atendimento, bem como levar a qualificação deprofissionais para o diagnóstico precoce da doença”, conclui.
Segundo Mário Luiz Bochembuzio, diretor médico do Aché, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença. “A DA responde por cerca de 50% das causas de demência no mundo, que leva à perda do funcionamento cognitivo. Inicialmente, a doença acomete regiões do cérebro relacionadas à memória, mas ela evolui comprometendo funções de linguagem, cálculo e execução de tarefas”, explica.
Enfrentando a DA
A Doença de Alzheimer (DA) preocupa a comunidade médica devido ao aumento de novos casos. De acordo com a organização Alzheimer's Disease International (ADI), o crescimento da incidência na população com mais de 65 anos praticamente dobra a cada 20 anos. Estima-se que a cada 4 segundos um novo caso de demência seja detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.
Segundo Ivan Hideyo Okamoto, neurologista do Núcleo de Excelência em Memória do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a forma mais eficaz de minimizar os impactos da DA é com o diagnóstico precoce da doença. “O mais importante é que as pessoas saibam que o envelhecimento não significa perder memória. O esquecimento normal da idade não atrapalha, já o Alzheimer compromete a vida do paciente e da família. Se detectado no início da doença, a DA pode ser estabilizada e a pessoa pode viver com maior qualidade de vida”.
De acordo com o especialista, o único fator de risco comprovado para a DA é a idade avançada. “Com o tempo, países em desenvolvimento, como Brasil, China, Indonésia e índia, terão cada vez mais quantidade de idosos, o que potencializará o número deimpactados. Por isso, é importante o tratamento logo no início da doença”.

Programação  de  atividades no  Rio  de  Janeiro:

CURSO PARA CUIDADOR
Local: CRASI UFF
Endereço: Av. Jansen  de  melo, 174 - Niteroi
Data: inicio em 11 de setembro e término em 14 de novembro
Horário: 13h às 18h
Programação: curso com 120 horas de aulas teóricas e 40 horas em estágio

PALESTRAS INFORMATIVAS, EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER
Local: Teatro da UERJ
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã (portão 2)
Data: 17 e 18 de Setembro
Horário: 9h as 18h

I SIMPÓSIO DA BAIXADA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
Local: AMF Associação Médica Fluminense
Endereço: Rua Prof. Venina Correa Torres, 140 – centro – Nova Iguaçu
Data: 22 de Setembro
Horário: 9h às 18h

PALESTRA “ENVELHECER SEM DEMÊNCIA É UM MITO?” (PROF. DRA. VILMA CÂMARA)
Local: Livraria Paulinas
Endereço: Av. 7 de Setembro, 81 A – centro – Rio de Janeiro
Data: 23 de Setembro
Horário: 14h

PALESTRAS INFORMATIVAS, EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER
Local: Salão da Igreja Pentecostal Missionária Vida
Endereço: Av. Dr. Arruda Negreiros, 495 - Centro, São João de Meriti
Data: 07 de Outubro
Horário: 9h às 18h

CAFÉ DA MANHÃ COM FAMILIARES
Local: Centro Comunitário Irãos Kennedy
Endereço: Estrada Sargento Miguel Filho, 371 – Vila Kennedy
Data: 14 de outubro
Horário: 9h