O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Caxias entra no clima de Natal com acendimento da árvore e chegada de Papai Noel

Bom velhinho chegou na Praça do Pacificador na tirolesa
A cidade de Duque de Caxias entrou em clima de Natal, com o acendimento da Árvore e a chegada de Papai Noel, nesta sexta-feira (11/12), na Praça do Pacificador. A noite foi marcada também pela apresentação da banda Fanfaduque e dos corais da Escola Municipal Professora Dalva Borges Cunha, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio estadual Abdala Chama e do Colégio Duque de Caxias.  A festa foi marcada, ainda, por um culto ecumênico com o padre Renato Gentile, da Diocese de Duque de Caxias, o pastor Paulo Roberto Freitas, da Igreja Memorial Batista, e o babalorixá Celinho de Barabô, representante de matrizes africanas.
Desde cedo os frequentadores da Praça do Pacificador aguardavam a chegada de Papai Noel, que não decepcionou, descendo de tirolesa do alto da Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, sendo cercado por dezenas de crianças. Em seguida subiu ao palco onde estava o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
Em sua mensagem de Natal, o prefeito Alexandre Cardoso pediu que as pessoas deixassem o ódio de lado, buscassem o amor e a compreensão. “ O Natal deve ser um momento em que todos devemos deixar de lado o ódio e procurar dar mais amor. Amor às pessoas e a sua cidade. Acredito que 2016 seja um ano de vitórias, de paz’, disse o prefeito antes do acendimento da Árvore de Natal, junto com Papai Noel.
Paz e união também foram os temas do culto ecumênico realizado um pouco antes da chegada do “bom velhinho”, pelos três representantes das religiões, que destacaram o significado do Natal para as famílias.
A cerimonia teve a presença dos secretários municipais e de vereadores.
A cidade terá ainda outros dez locais que terão árvore de natal: Praça Roberto Silveira, Praça da Apoteose e Praça do Gramacho, no primeiro distrito. Praça da Rua 2, no Jardim Primavera, Praça do Galo e Praça da Estação de Saracuruna, no segundo distrito.  Já no terceiro distrito as praças da Matriz, em Santa Cruz da Serra; Imbarie e  Vila Canaã. No quarto distrito a Praça da Mantiquira, em Xerém. 
Expectativa
No final da tarde a movimentação na Praça do Pacificador já era grande, principalmente por parte das crianças, que esperavam a chegada de Papai Noel e o acendimento da Árvore de Natal, de 15 metros, colocada próxima ao Teatro Raul Cortez.
A dona de casa Heloísa Moreira, moradora do bairro Olavo Bilac, conta que estava curiosa para ver a abertura do Natal na cidade.  “ Gosto do Natal e acho bonito a cidade ter esta festa. Estou curiosa de ver a árvore e o Papai Noel. Fico sempre emocionada”, diz.
Quando a luz da árvore foi acesa o público comemorou e não foram poucos os que queriam tirar uma foto com o “bom velhinho” e da árvore.  A árvore ficará na Praça do Pacificador até o dia 6 de janeiro. 
Caxias entra no clima de Natal com acendimento da árvore e chegada de Papai Noel