O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Campinarte Apresenta: Daniel Pires Costa (Escritor)


Campinarte Apresenta: Daniel Pires Costa
 
Superação: Transtorno Bipolar do Humor

Sem mesmo pegar nem um resfriado até aos 17 anos, a partir daí fui diagnosticado com Transtorno Bipolar do Humor, em 2006 ingressei na faculdade de filosofia na antiga Bennett, no Flamengo, Marques de Abrantes 55, ao qual hoje é a Univeritas, tendo estudado lá o curso de Filosofia, ainda estou tendo muita dificuldade de terminar o curso, justamente por causa da doença, a partir dos meus estudos desenvolvi alguns talentos que me ajudaram em momentos de muita tristeza que não é maior nem menor do que a de ninguém, mas sou grato a Deus pela força que ele me deu para superar toda essa dificuldade, possuo essa limitação da saúde mental, porém estou em um ótimo momento da minha vida, estando a mais de três anos sem ser internado, dormindo bem, e principalmente podendo ter a minha ‘liberdade de ir e vir’.
Eu sou Daniel Pires Costa, nasci em 23/12/1984, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro, vivendo aproximadamente até os 5 anos na Favela do Irajá, vim para Caxias, mais precisamente em Parada Morabi - Imbariê, me encontro solteiro, sem namorada, nunca fui casado, mas tenho esse intuito um dia.
Abaixo apresento uma pequena parte do meu trabalho... Algumas poesias. Espero que gostem.


            O Seu Coração é Igual ao Meu


            No Princípio de amor, consequente de emoção, derramado de paixão, quero ti ter toda para mim ...
            O seu coração é igual ao meu, mergulhado da ausência do desejo carnavalesco, carente de carinho, do tamanho do mundo, para envolver você em meu peito.
                                  
            A sede do amar me traz você, com respeito estou em ti, e o ardor amoroso me leva ao âmago da satisfação em sentir-me vivo, com vida em você.
            Perfeito em meu coração está o seu encausulado ao meu, diante da querência de fazer arder em você o meu Phatos, que cresce, e me deixa encontrar-se contigo.
            O seu coração é igual ao meu com elevada simplicidade, se faz comparação de uma Pomba que surge de graça e luz, que leva a um farol que conduz a sentir o contentamento de ser feliz outra vez quando está aqui dentro de mim.
            O seu coração é igual ao meu, ele logo emaranhou-se em nós, assim minha casa sedenta por uma limpeza no espírito, cada vez mais urgente de se transformar toda a sujeira em algo aprazível de se viver.
                                  
            Só é possível, gostar, se houver uma conexão de entendimento com o objeto do conhecer, finalmente o conhecer você foi o mais importante que me leva até os céus, passando pela abóboda celeste e frequentemente aceitando o seu querer em relação ao meu viver.
            É isso mesmo uma lindeza impondo princípios elementares a um solteirão que se desfalece de tamanha solidão, onde lágrimas convergem rios que correm ladeiras abaixo, sem se quer segurar uma gota’agua
            O seu coração é igual ao meu, está preso a uma teia de aranha que produz dentro da minha casa, ou seja, dentro da minha alma a defasagem de um amor verdadeiro deixando apenas a total esperança de que breve isso mudará.
                       
            E o que fica é a esperança de que um dia seremos felizes por saber que nossos
sentimentos não são brinquedos, são alegria do mesmo coração, onde querer se confunde com o próprio Poder, e quem tem poder jamais irá entregar a toalha, quando estiver numa sociedade que seja indigna para consigo, deves assim ser digno consigo mesmo, porém finja-se de medíocre para que não se aborreçam contigo.
            O seu coração é igual ao meu, como uma flor que desabrocha entre os espinhos, nele estão as limitações, mas não existe limites para quem só faz o bem, só queremos ir atrás daqueles que mantenham a mesma coragem na ora de manifestar a sua participação da liberação de afeto com o seu Eros almejado evidenciando assim total equilíbrio de se tornar uma presença afetiva que iria levarmos todos para próximo de nós. 
                                               Daniel Pires Costa


                   A Pureza Mais Pura Da Aryanna

A minha carência e o desejo de saná-la, me faz enxergar em ti,          
mesmo com a distância existente entre nós, a vontade de conhecê-la pessoalmente foi uma possibilidade de resolver esse problema, e quando tenho a oportunidade de falar  um pouco e sentir que não excluiu, um possível relacionamento, entre nós dois, me dá uma nova perspectiva e um motivo para querer ir ao seu encontro, para alcançar o que existe de nobre, de belo, de valor, de original, de singular, o que você  tem que ninguém tem e também como se processa o seu lado obscuro, o que de mais repugnante possui, o que de mais frívolo se manifesta em ti, o que de insignificante transmite a humanidade e transmitirá a mim.
Tudo isso que talvez possua é também tudo o que eu possuo e só será manifestado de um para o outro se realmente houver um contato mais íntimo e pessoal entre nós dois, e se depois de tudo isso conseguirmos nos enxergar como pessoas ideais um para o outro constatarei que encontramos um tesouro indescritível, para se zelar cultivar e valorizar, se sentindo evoluindo com o que se conquistou e com a forma que irá se harmonizar, com esse bem pessoal e intransferível.
Existe uma coisa interessante entre nós dois, talvez eu tenha uma capacidade de enxergar o mundo e o comportamento das pessoas de uma maneira mais crítica e específica, isso por causa das minhas experiências ligadas diretamente a sociedade e a forma  que ela trata as pessoas, muitas vezes de forma injusta e cruel, já foi casada e com certeza apesar de muito nova ainda, possui a sua compreensão de como pode ser um parceiro adequado e como ele deve se comportar diante dos seus anseios mais sutis e de seus gestos mais espontâneos e estou falando isso, por que se houver realmente uma identificação entre nós dois, vou me debruçar neste propósito e quando estiver saindo ou se distraindo dele, recorrerei a você para  tentar  me  mostrar aonde preciso retornar para volver o trato da maneira que merece, com afeto, paixão e amor. 
Daniel Pires Costa

Bailado Poético

Adjacente deslocamento,
Extasiante comportamento,
Gentil tentativa,
Elogio instantâneo,
Impossível usufruto,
Revelação lírica,
Abrangente fertilidade,
Evidente delicadeza,
Brandura ambicionada,
Auspiciosidade satisfeita,
Fluente fogo,
Lamurioso apartar-se,
Reminescente beldade,
Núcleo penetrante,
Fluir inacessível,
Encanto intrínseco,
Profunda meiguice,
Sublime atinação,
Doce ingenuidade,
Pérola irrefutável,
Meiguice encantadoura,
Alegria saliente,
Apaixonante ternura,
E estilo provocante,
Mansidão perturbadora,
Carregado de erotismo,
Amizade, minha paixão,
Fervo e o seu olhar...
Transmissão de calor humano,
Vibração de desejos,
Digo: Sou Teu Adorador. 
Daniel Pires Costa


                   Bela Mayra

O seu rosto inexprimível é tão intenso quanto sua simpatia,
Seu corpo bem modelado é tão interessante quanto sua inteligência,
Seu olhar inebriante é tão desinibido quanto o meu vulnerável apreço,
Sua personalidade é tão marcante como um estigma da paixão,

Sua atenção é tão agradável quanto a esperança de tê-la mais vezes,
O ardor da sua pele é tão forte como a larva de um vulcão,
A sua versatilidade é tão intrigante quanto o abstracionismo,
O seu bonito sorriso é tão artístico quanto a beleza do mar,

Sua simplicidade é tão grande quanto a vontade de tê-la,
Sua mente é tão brilhante como o Sol,
Sua alma é tão enigmático quanto a lua,

Suas muitas crenças pode enriquecer sua visão,
E quero que creia em mais uma, que estou apaixonado,
E ela é toda sua, tanto quanto as minhas maiores aspirações. 
                   Daniel Pires Costa


De Já Ju

Ironia do destino?,
Persuasão do mal,
Esquecimento mental,
Ardil penetrante, do asqueroso viver,
Meandra ingenuidade,
Inadequado libido,
Eros equivocado,
Bloqueio sensato,
De inteligência fiel,
Construção inicial,
De um sentimento neural,
Paixão cronometrada,
Respeito (in)cobiçável,
Frieza natural e desconfiada,
De tesão ardente e impossível,
Roubar nem em sã consciência,
Nem em desorientada prudência inefável,
Capaz de levá-la a uma boa impressão,
Impossibilidade de um sofredor,
Que simplesmente clama por sua atenção.
 Daniel Pires Costa


Encanto Artístico

A sua estrutura corporal é composta pelo melhor método matemático e a mais pura criatividade para expressar uma obra-prima da magnitude de um Salvador Dali. Essa arte de encantar só pelo simples ato da contemplação, pode causar uma sensação de prazer que irá determinar até mesmo muita dor em um pobre coração apaixonado pelo seu magnetismo e sua hábil e delicada maneira de me tirar o chão e me deixar sem saída, a não ser ir em busca do meu objetivo. Este, creia, é tê-la em meus braços, sentindo o calor do seu peito e sua boca enroscada na minha. Quero-te, pois você é bela, a sua beleza é algo difícil de se encontrar e de tudo que se pode ver, só quando a enxergamos, vemos a excelência.
 Daniel Pires Costa