O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Está passando da hora de voltarmos a nossa sensibilidade para o turismo

Penso que em termos de atividades, o turismo abre um enorme campo de trabalho para que possa se desenvolver dignamente.
Claro que a iniciativa tem que ser do governo. O governo precisa ter na palma da mão todos os pontos turisticos de sua cidade, todos devidamente mapeados e com acessibilidade garantida a todos.
Outra providência seria um trabalho de formação de guias turísticos através de cursos básicos com cidadãos da própria região, inclusive para facilitar o bom andamento do processo.
A coordenação da Secretaria de Turismo teria que criar um calendário envolvendo todas as atrações e suas respectivas datas com passeios regulares a começar pelas escolas do município, alunos e familiares e a partir daí incluir os outros segmentos da sociedade como empresas, fábricas, indústrias, comércio, etc.
A criação de um canal de turismo na Internet, além de livros e revistas que tratam do turismo local também devem ser providenciados para facilitar a promoção e a divulgação da atividade para o município, cidade, país e para o Mundo.
Um grande trabalho de preservação das áreas turísticas precisa ser colocado em prática o mais depressa possível, assim como o turismo deveria ser estudado nas escolas desde o ensino básico.
O turismo em nosso município poderia se tornar uma grande fonte de renda se trabalhado como manda o figurino.
Precisamos valorizar mais nossas matas, cachoeiras, trilhas, montanhas, nossos prédios históricos como bibliotecas, igrejas, museus e uma série de outros que contam a história de nossa cidade.
Gente, estou falando de trabalho, renda, história, conhecimento, arte, cultura... Está tudo aí no turismo, por que não pensar um pouco nisso?
Quantas pessoas estão desempregadas hoje? Com certeza, com o mínimo de preparação estariam aptas para atuar na área turística ganhando o seu dinheiro e sustentando suas famílias.
Repito: o turismo pode (se bem trabalhado) ser transformado numa grande fonte de renda, basta que o governo volte (também) a sua sensibiliade para esta atividade. Simples assim!