O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2020

O coronavírus, as permissões e as permissividades

Pela manhã do dia 25 de abril de 2020, dei uma caminhada por Nova Campinas (Terceiro Distrito de Duque de Caxias), mais precisamente pela Avenida: B, e vi a feira livre e a maioria das lojas comerciais em pleno funcionamento. Vi também a fiscalização da Prefeitura (mais ou menos uns quatro fiscais) andando pelo comércio e naturalmente recebendo suas propinas e bolsas de artigos como frutas, verduras e outras coisas mais.
Pelo o que eu entendi a Prefeitura de Duque de Caxias não queria as feiras livres e as lojas comerciais, a não ser as determinadas como farmácias e supermercados, em funcionamento para evitar aglomerações. Vi também muita gente usando máscaras, muito bem, vamos então ao que interessa?
Afinal de contas, quem é que manda? Quem é o Prefeito de Duque de Caxias?
A resposta da primeira pergunta: quem manda é o povo!
A resposta da segunda pergunta: se o Prefeito está internado porque contraiu o coronavírus, que estaria atuando em seu lugar? O Vice-prefeito? Como é o nome dele? Ninguém sabe, ninguém viu!
Baseado no que venho acompanhando nos últimos dias em Duque de Caxias, hoje ficou mais que provado que quem manda, quem trabalha e quem paga é o povo.
Quem determina o que tem que ser feito é o povo.
Eu já disse e vou repetir, o povo é ingovernável.
Um governo firme, com autoridade moral, com um número suficiente de agentes para atuar na fiscalização, marcando em cima, não consegue controlar o povo. Agora imagine esse governo de Duque de Caxias, com essa fiscalização corrupta, inadequada para o serviço, por isso o povo vai fazendo o que quer e o que não quer!!!
Se a situação por causa do vírus chinês é muito complicada, se depender do governo de Duque de Caxias a coisa vai ficar muito pior, pelo jeito.
Ordens são dadas e não cumpridas com a permissividade da própria Prefeitura de Duque de Caxias.
Eu digo sempre que é o povo quem trabalha, é o povo quem produz, é o povo que paga e é o povo que vota, mas se não há respeito a hierarquia e a disciplina, onde é que nós vamos parar?
Em outas palavras: se a Prefeitura não permite e ao mesmo tempo é permissiva as custas de propinas para contrariar as regras do isolamento social, a população de Duque de Caxias terá muita sorte se não for completamente contaminada pelo novo coronavírus.