Os que se apresentam como líderes comunitários, aqueles que durante quatro anos desaparecem, mas quando chegam as eleições eles retornam para tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores, até mesmo muitos presidentes de associações de moradores, não vi e nem ouvi falar de nenhuma ação positiva desses nessa pandemia provocada pelo vírus chinês.
A população de suas comunidades completamente perdida (pelo menos no início) sem uma indicação, uma orientação, sem rumo nesse mar tenebroso.
Muitas entidades comunitárias foram fechadas pelos seus presidentes que deveriam estar presentes e colocar as associações de moradores à disposição de todos, junto com os tais “líderes comunitários”, e auxiliar a sua população para recebimento de cestas básicas, encaminhamentos para os hospitais, orientando aqueles que necessitam receber o auxílio governamental e outras coisas mais.
Em muitas comunidades bastaria apenas que essas lideranças comunitárias ou suas associações de moradores, apenas informassem a população qual o caminho a seguir.
As associações de moradores são ótimos lugares para arrecadação de roupas, alimentação e tudo o mais necessário em situações como essa que estamos vivendo, mas não foi o que se viu na maioria das entidades comunitárias, muito pelo contrário, a maioria das entidades comunitárias junto com esses que se intitulam líderes comunitários, simplesmente, nada fizeram.
Se as associações de moradores e esses tais líderes comunitários não fossem tão omissos, poderiam ajudar na orientação do comércio de seus bairros, por exemplo. A comunidade conhece e reconhece as orientações e indicações de seus líderes comunitários e de suas associações de moradores, pode até não gostar, pode até não concordar, mas ficam pelo menos sabendo que não está sozinha, abandonada, largada.
Resumo: Depois os presidentes de associações de moradores vão reclamar que a entidade não tem sócios, os tais líderes comunitários também não vão entender quando receberem nas urnas aquela mixaria de votos.
Eu digo sempre: a omissão, a falta de um trabalho relevante, a falta de conhecimento, a desonestidade e a falta de seriedade por parte desses é o que tem prejudicado nossas comunidades pelo Brasil a fora.
O agente comunitário tem que abrir mão da fama do poder e do sucesso, só assim dessa maneira poderá produzir algo de positivo para a sua coletividade.