Pode parecer estranho o que vou dizer, mas não vejo com bons olhos ações democráticas para convencer o povo a entender a importância do isolamento social.
Tem que haver as campanhas, as orientações, cartilhas, vídeos, mas se algo mais contundente não acontecer, não sei não.
O povo, normalmente, é ingovernável, indisciplinado, autoritário, senhor de si.
O povo quer se deslocar, trabalhar, passear, se divertir e não quer saber de nada com pandemia e coisas do tipo.
Se o povo perceber que o governo não tem autoridade moral, não sabe o que está fazendo, está confuso, aí é que a situação vai ficar mais difícil de ser controlada.
O povo, não atende, não obedece, o povo é rebelde e se o governo, em determinados casos, como esse em que estamos vivendo não usar de mão forte, o povo vai andar pra tudo isso.
E o que é pior: o governo anda promovendo ações muito complicadas, difíceis de entender com antecipações de feriados, escalonamentos que não diminui aglomerações no transporte coletivo, isso deixa a população bastante confusa sem saber o que fazer e no final acaba prejudicando o combate ao coronavírus e aumentando o números de casos e aumentando o número de óbitos.
Resumindo... O povo precisa sentir a mão pesada de quem está no comando da situação com atitudes e informações corretas.
O povo precisa sentir que quem está no comando sabe o que está fazendo, é honesto e sério, caso contrário levaremos muito mais tempo para saírmos dessa pandemia e do jeito que a coisa está andando, sairemos com um gosto bastante amargo.
Quem está no comando precisa se impor, até agora quem tem se imposto é o povo, e a coisa está indo de mal a pior.