Todo santo dia o noticiário sobre desvio de verba pública no país inteiro por vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e até presidentes da república toma a maior parte da programação.
A população passa a entender que nessa democracia o seu voto não serve para absolutamente nada, ou melhor, para o eleitor nada, para o eleito todas as possibilidades de ganho, independente dos meios, basta ser eleito.
Depois que o eleitor vota, fica na expectativa de mudanças, mas a única mudança que ele terá a oportunidade de ver é o crescimento patrimonial daquele em que votou.
Alguns dirão: mas isso não é novidade, sempre foi assim.
Tudo bem, sempre foi assim, mas será sempre assim?
Esse comportamento (em muitos casos) compulsivo de desviar, roubar, deixar de investir nas reais necessidades da saúde, educação, transporte público, segurança e outros, esse comportamento vai durar até quando?
Pelas notícias, a população também não pode confiar nem no Superior Tribunal Federal, o que vem acontecendo no país é um verdadeiro absurdo.
Agora querem censurar a Internet, você não pode criticar um político, pois corre o risco de ser preso, parece brincadeira.
Em outras palavras, no país a democracia passa a não funcionar. Você vota desde o presidente da associação de moradores do seu bairro até o presidente da república, mas no final, nada funciona. E olha que eleições no país é a coisa mais bem organizada que se possa imaginar.
Todas as leis e armas são usadas contra a população que fica sem poder reagir enquanto traficantes e milicianos com total liberdade para bloquear as ruas, vender drogas e mais uma série de serviços, agem livremente. E como se não bastasse ainda mandam pra cima da população essas organizações não governamentais, associações, fundações, igrejas e se nada disso, ainda não servir para acuar a população, aí mandam as Forças Armadas, tudo contra o povo, povo que trabalha, paga suas contas e vota, vota para armar a polícia contra si, vota para ficar encarcerado dentro de casa, o eleitor vota, vota e a cada eleição sua vida vira um verdadeiro inferno.