O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A dica de hoje é sobre a Proclamação da República e o Dia da Bandeira


A dica de hoje é sobre a Proclamação da República e o Dia da Bandeira.

O ano é 1889, mas a imprensa já estava atuante. Confira como os jornais da época retrataram o acontecimento: a República foi proclamada de forma imprevista e sem derramamento de sangue. Apesar disso, o Jornal do Commercio noticiou a morte do Barão do Ladário, que se recusou a acatar a ordem de prisão que lhe fora dirigida. A recepção ao novo sistema de governo foi calorosa. A imprensa, em sua maioria, bradou em coro: “Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade! Veja o que foi falado após a proclamação Acesse Aqui!

No dia 19 de novembro, através do disposto no decreto lei número 4, comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, homenagem ao símbolo máximo da pátria brasileira. A celebração marca a data em que a bandeira foi instituída, em 1889, ou seja, apenas 4 dias após a Proclamação da República. Desenhada por Décio Vilares e projetada por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, a bandeira nacional, tal como a conhecemos atualmente, é uma adaptação da antiga bandeira do império brasileiro. Na postagem você vai poder inclusive ouvir o Hino, além da letra e outras curiosidades. Acesse Aqui!!!