O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Uruguai garante venda de maconha nas farmácias do país em 2016


Foto: Stock.Xchng / Divulgação
Zero Hora
Duas empresas venceram licitação para produzir a erva, que será adquirida somente por uruguaios e residentes mediante cadastro
Por: Mauricio Tonetto

Ao todo, 22 empresas participaram do processo licitatório e apenas duas foram selecionadas pelo governo 
Terceira e última etapa da lei aprovada no final de 2013 e em vigor desde maio de 2014, a venda de maconha em farmácias do Uruguai para uso recreativo terá início neste ano. A garantia é do responsável pela Junta Nacional de Drogas, Juan Andrés Roballo, que assumiu o cargo em 2015 e trabalha diretamente com o presidente Tabaré Vázquez no tema.
Ao todo, 22 empresas participaram do processo licitatório. Apenas duas foram selecionadas: Iccorp, de capital misto, e Simbiosys, de capital uruguaio. Elas plantarão a erva em áreas militares, com vigilância permanente do Estado. 
Somente uruguaios e residentes no país, com 18 anos ou mais, poderão comprar o cogollo, como é chamada a flor da cannabis, numa quantia máxima de 40 gramas por mês — 10 gramas por semana. Para isso, eles terão de se cadastrar junto ao governo. As outras etapas da lei já estão funcionando — cultivo pessoal e clubes canábicos. A primeira permite até seis plantas por pessoa, e a segunda determina que podem ser sócios de um clube até 45 membros, que poderão ter 99 plantas. As regras são as mesmas para os futuros compradores. 
— O que posso te afirmar é que a cannabis estará nas farmácias neste ano, seguramente, e que o projeto vai funcionar em todas as suas possibilidades no nosso período de governo. Temos uma preocupação de proteger o processo inicial. Estamos estimulando que todo mundo se registre e passe à legalidade — explica Roballo.

Plantadores e clubes canábicos

Segundo ele, há três mil cultivadores de maconha ativos hoje no país, para uma população de aproximadamente 160 mil fumantes. Até agora, três clubes canábicos funcionam plenamente, e 20 esperam regularização. As empresas estão na etapa final de preparação para o cultivo. Na forma natural, são necessários cerca de seis meses para a floração; em estufas "indoor", entre três e quatro meses. 
— As condições impostas às companhias foram restritivas e são permanentes. Não podemos fracassar com essa lei. Vamos avaliando passo a passo o que acontece. Não existe vontade política de marchar atrás no projeto. Ele vai funcionar e vai funcionar bem. Se amanhã temos o narcotráfico metido na produção e distribuição oficial da maconha, perdemos — ressalta Juan Andrés Roballo. 
De acordo com o presidente da Junta Nacional de Drogas uruguaia, a demora na disponibilização da cannabis nas farmácias ocorre porque foi feito um pente-fino nas empresas concorrentes para descartar qualquer ligação delas com tráfico e lavagem de dinheiro: 
— Obviamente que precisamos derrubar medos e preconceitos. Algo que sempre foi ilegal gera medo. É um tema delicado.

Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas