Dizem que a população está mais amadurecida, e eu também penso da mesma forma, é o que vejo pelas ruas e cidades do país.
As pessoas conseguiram avançar um pouco mais e com isso dependem um pouco menos de terceiros.
Esse avanço tem levado a população a uma auto-suficiência que se não for bem monitorada poderá se tornar uma arma contra o próprio cidadão.
O cidadão hoje não depende necessariamente de um emprego com carteira assinada, muitos foram demitidos e conseguiram se encontrar trabalhando de forma independente.
Muitos trabalham em suas próprias casas, outros na rua mas, sempre por conta própria, sem carteira assinada, fazendo o seu horário, descobrindo novas saídas sem a pressão do patrão.
Não parece mas isso tem reflexos na política, essa independência ajuda o cidadão a se libertar de vez daquela dependência do parlamentar, do político, o cidadão passa a não se preocupar muito com eleições e tem procurado se abster na hora do voto, prefere pagar a multa e não votar... Afinal de contas, estamos ou não numa democracia?
Outra coisa é que muitos trabalhadores independentes estão providenciando a sua aposentadoria de forma privada, sem depender do governo, sem descontar o tal INSS.
Essa forma independente do trabalhador na atualidade surpreende pela maneira criativa, inteligente, correta e rápida no atendimento aos clientes o que vem agradando e muito.
Essa forma de trabalhar de forma independente não é por causa da Pandemia, não, muitos trabalhadores optaram por essa forma de trabalho há muito tempo.
Claro que temos muitos trabalhadores que não se adaptaram a esse estilo, mas a maioria tem se adaptado e se dado muito bem.
Em breve vou tocar novamente no tema, aguardem!!!!