Acompanho há muitos
anos a movimentação comercial e percebo que aquela vontade de vender, crescer,
aquelas atitudes ousadas em prol do crescimento das vendas hoje são tímidas e a
coisa parece contagiante.
Quando uma loja é
inaugurada, durante pelo menos uma semana, o consumidor nota certa movimentação
de anúncios e até promoção de alguns itens. Mas, quando você menos espera
aquela novidade começa a comungar na mesma hóstia dos demais: silêncio, sem
promoções, sem garra para conquistar a freguesia.
O sujeito abre uma
loja e acha que pelo simples fato de ter aberto uma loja comercial pensa que “quem
quiser comprar que compre e se não quiser comprar que se dane”.
A maioria das lojas
comerciais não promove sua marca e nem anunciam promoções. Não se enfeitam de
acordo com a época e prestam um péssimo serviço de atendimento.
Vejam: o atendimento
é tudo dentro de um estabelecimento comercial; preparar a loja de acordo com a
época é fundamental para incrementar as vendas; fazer propaganda seja em
jornal, rádio, TV, carro de som, prospectos, faixas espalhadas pelo bairro,
montar um site ou um blog e etc., faz parte dos fundamentos do pequeno e do
médio comerciante. Se o comerciante deixa a desejar nos fundamentos que norteiam
o seu ramo, estará fadado ao fracasso e quem perde com isso? Todos os
envolvidos direta ou indiretamente!
Eu sempre digo que o
pequeno e o médio comerciante são geradores de empregos, renda e dão um caráter
de civilidade onde se estabelecem.
E tem mais: horário
de abertura e fechamento; arrumação das mercadorias, higiene das lojas e de
seus atendentes, tudo isso é falho no comércio e a clientela reage
negativamente. Mas, mesmo sabendo disso tudo, a maioria das lojas comerciais continua
negligenciando os seus fundamentos. A impressão é que elas estão trabalhando
para espantar a clientela.
E para encerrar: a
maioria das lojas comerciais não assina a carteira de trabalho de seus
funcionários, não deposita o fundo de garantia, não comprova a procedência de
seus artigos e não emite nota fiscal.
E agora? O que é que
eu vou dizer lá em casa?